Esporte

F1: Quem é Gabriel Bortoleto, a revelação brasileira que surpreendeu no GP da Hungria

Conheça o jovem piloto que está chamando a atenção da mídia e dos fãs do automobilismo

Piloto brasileiro Gabriel Bortoleto durante coletiva no GP da Hungria (Getty Images)

Piloto brasileiro Gabriel Bortoleto durante coletiva no GP da Hungria (Getty Images)

Caroline Oliveira
Caroline Oliveira

Colaboradora na Exame

Publicado em 3 de agosto de 2025 às 13h28.

O nome Gabriel Bortoleto pode até ser novo para parte do público da Fórmula 1, mas depois do GP da Hungria, ele se tornou uma das estrelas da temporada. O jovem piloto brasileiro surpreendeu ao registrar um tempo competitivo durante os treinos, ficando à frente de nomes consagrados da categoria, inclusive do seu colega de equipe e veterano, Nico Hulkenberg.

Com apenas 20 anos, Bortoleto é piloto da Sauber, tendo sido campeão da Fórmula 3 em 2023. Ele tem apresentado grande consistência ao longo da temporada e vem sendo apontado como um dos mais promissores talentos da nova geração do automobilismo brasileiro. Neste último fim de semana, o jovem atraiu a atenção da mídia estrangeira e dos fãs do esporte, sendo um dos atletas mais procurados para entrevistas e selfies. O aumento da fama vem sendo notado desde o bom desempenho do brasileiro no GP da Bélgica de F1, disputado em Spa-Francorchamps, no final de semana passado.

Campanha da Motorola com Gabriel Bortoleto

Gabriel Bortoleto (Motorola/Divulgação)

GP da Hungria

Durante sua participação nos treinos livres do GP da Hungria, Bortoleto mostrou maturidade para uma pista técnica e exigente como Hungaroring.

O resultado da corrida deste domingo tem influência da boa classificação largando da 7ª posição –, mas também pelo trabalho realizado nos bastidores junto com sua equipe. Na sexta-feira, o carro de Bortoleto foi completamente reajustado. 

Na corrida deste domingo, 3, o piloto da Sauber alcançou a 6ª colocação, atingindo a melhor marca da sua carreira até agora e, também, a melhor de um brasileiro na F1 desde 2017, com Felipe Massa no GP do Bahrein. Com esse resultado, Bortoleto, soma oito pontos na tabela, conquistando o 17º na tabela geral com 14 pontos, superando Oliver Bearman e Yuki Tsunoda.

O caminho até a F1

Natural de São Paulo, Gabriel começou no kart aos 6 anos e logo chamou atenção nas competições europeias. Passou pela Fórmula 4, correu pela Eurocup e chegou à Fórmula 3 com o apoio da Trident, equipe pela qual brilhou em 2023. Na Fórmula 2, o piloto garantiu o título pela Invicta Racing em 2024.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFórmula 1

Mais de Esporte

Brasil conquista o bronze e volta ao pódio da Liga das Nações de vôlei após quatro anos

Jogos de hoje, domingo, 3 de agosto: onde assistir ao vivo e horários

Internacional x São Paulo: onde assistir, horário e escalações do jogo pelo Brasileirão