GP do Brasil de Fórmula 1: corridas ocorrem em novembro, em São Paulo (Mark Thompson/Getty Images)
Repórter da Home
Publicado em 5 de novembro de 2023 às 16h08.
Última atualização em 5 de novembro de 2023 às 16h34.
Neste domingo, 5, o Grande Prêmio de Fórmula 1 chegou à 20ª etapa da temporada com o GP do Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Após uma disputa acirrada, o piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu a prova e conquistou a 52º vitória de sua carreira, ficando atrás apenas de Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Sebastian Vettel no ranking histórico.
O tricampeão mundial da F1 se manteve longe dos oponentes durante grande parte do tempo da corrida. Ele venceu em sua 17º prova na temporada de 2023, a sua segunda vitória em Interlagos.
Enquanto Lando Norris, da McLaren, ficou em segundo lugar. O pódio foi fechado por Fernando Alonso, da Aston Martin. Já Sergio Perez, da Red Bull, fechou na quarta posição.
Os pilotos da Mercedes decepcionaram os fãs e tiveram desempenho ruim neste domingo. Lewis Hamilton, um dos favoritos para nesta etapa, terminou em oitavo lugar, enquanto George Russel abandonou a prova.
Por causa de um problema técnico, o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, foi tirado da corrida. O monegasco perdeu o controle do carro durante a volta de apresentação no circuito e acabou colidindo com as barreiras de proteção. Por outro lado, o autraliano Oscar Piastri, considerado até então uma promessa para o automobilísmo, fechou 14º.
Na tarde deste sábado, 4, Verstappen largou em segundo, no entanto ultrapassou o pole position Lando Norris na primeira curva e foi o campeão da corrida sprint. Ele correu as 24 voltas da prova sem grandes obstáculos para vencer e conquistar mais oito pontos. Norris ficou em segundo lugar e Sergio Perez em terceiro.
Já Hamilton, que largou em quinto, perdeu velocidade no fim da corrida e terminou em sétimo. O holandês tem 51 vitórias na carreira em corridas regulares e também é recordista de vitórias em sprints, com sete. De qualquer modo, essa corrida foi marcante para o piloto, por ser a sua primeira em Interlagos.