Esporte

Ex-jogador conhecido como 'Pelé palestino', morre em Gaza à espera de ajuda humanitária

Aos 41 anos, o ex-atleta era conhecido por sua agilidade em campo

Suleiman Al-Obeid: ex-jogador da seleção da Palestina morre em ataque enquanto esperava ajuda humanitária em Gaza

Suleiman Al-Obeid: ex-jogador da seleção da Palestina morre em ataque enquanto esperava ajuda humanitária em Gaza

Publicado em 6 de agosto de 2025 às 16h12.

Última atualização em 6 de agosto de 2025 às 16h38.

Suleiman Al-Obeid, ex-atacante da seleção nacional da Palestina, morreu nesta quarta-feira, 6, depois de ser atingido por um ataque das forças israelenses na Faixa de Gaza. O incidente ocorreu enquanto ele e um grupo de palestinos aguardavam ajuda humanitária, segundo a Associação Palestina de Futebol (PFA).

Apelidado de "Pelé palestino", "gazela" e "a joia negra" devido à sua agilidade em campo, Al-Obeid tinha 41 anos e deixa esposa, dois filhos e três filhas. Ao longo da carreira, destacou-se em vários clubes do futebol palestino.

A comunidade esportiva palestina lamenta a perda de um de seus maiores ídolos, cujo legado no futebol local permanece vivo mesmo em meio à guerra.

"Suas impressionantes habilidades e velocidade em campo lhe renderam um lugar na seleção nacional, pela qual jogou 24 partidas internacionais, marcando dois gols, o mais famoso deles um voleio contra o Iêmen em 2010", publicou a Associação Palestina de Futebol em nota.

Carreira de Suleiman Al-Obeid

Natural de Gaza, onde nasceu em 24 de março de 1984, Al-Obeid iniciou sua trajetória no clube Serviços de Al-Shati (Khidmat Al-Shate’), em sua cidade natal. Em 2009, transferiu-se para o Centro de Juventude Al-Amari, na Cisjordânia, onde conquistou a primeira edição da Liga Palestina de Futebol Profissional na temporada 2010-2011.

De volta à Faixa de Gaza, jogou pelo Gaza Sports Club e novamente pelo Al-Shati, sendo artilheiro da liga em duas temporadas consecutivas (2015-2016 e 2016-2017), com 17 e 15 gols, respectivamente. Ao longo da carreira, anotou mais de 100 gols.

Com a morte de Suleiman Al-Obeid, sobe para 662 o número de integrantes da comunidade esportiva palestina mortos desde o início do conflito, em 7 de outubro de 2023. Desses, 321 estavam ligados ao futebol, incluindo jogadores, técnicos, árbitros, dirigentes e membros de clubes.

Acompanhe tudo sobre:PalestinaFaixa de GazaJogadores de futebol

Mais de Esporte

Copa do Brasil 2025: veja quanto o campeão do torneio pode receber

Corinthians x Palmeiras: Quanto o vencedor do jogo de hoje vai receber de premiação?

Corinthians x Palmeiras: qual time levou vantagem nos últimos 10 confrontos?