Damian Lillard: armador estava há 11 anos defendendo o Portland Trail Blazers (Steph Chambers/Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 27 de setembro de 2023 às 17h02.
Uma negociação complexa entre três franquias da NBA concretizada nesta quarta-feira, 27, resultou na maior troca da pré-temporada. Damian Lillard, armador que estava há 11 anos defendendo o Portland Trail Blazers e era a principal estrela da equipe, foi trocado para o Milwaukee Bucks do grego Giannis Antetoukounmpo.
Insatisfeito com a falta de perspectiva da franquia de Portland para a conquista de um título e também com as negociações feitas pela equipe durante a pré-temporada, Lillard havia pedido para ser negociado em julho.Fique por dentro das últimas notícias no WhatsApp da Exame. Inscreva-se aqui 👉 https://t.ly/6ORRo
Os rumores eram de que o armador se transferiria para o Miami Heat, vice-campeão da NBA na última temporada. No entanto, Lillard vai para o Milwaukee Bucks numa negociação que envolveu também o Phoenix Suns, das estrelas Kevin Durant e Devin Booker.
Na troca, Jrue Holiday, armador campeão da NBA com os Bucks, Deandre Ayton, pivô selecionado pelos Suns na 1ª posição do draft de 2018, e Toumani Camara vão para os Blazers. Além disso, a franquia de Portland receberá escolhas de draft de Milwaukee.
Os Suns, por sua vez, receberão o também pivô Jusuf Nurkic, o ala-armador Grayson Allen, o ala-pivô Nassit Little e o ala-armador Keon Johnson.
Com a troca, os Bucks, eliminados na primeira rodada dos playoffs da última temporada da NBA, voltam a figurar entre os principais candidatos ao título da liga americana de basquetebol.
Pelo Portland, Lillard foi o grande responsável a levar a franquia para as finais da Conferência Oeste na temporada 2018-2019. Além disso, lá, o armador acumulou sete seleções para o All-Star Game da NBA e sete seleções para o All-NBA Team, se tornando o único jogador na história da franquia de Portland a alcançar o feito. Em 2020, Lillard conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.