Esporte

Dono da SAF do Vasco, grupo 777 Partners compra o Everton por R$ 3,3 bilhões

Empresa vai adquirir todas as ações do empresário Farhad Moshiri e ficar com 94,1% da participação do time inglês

O empresário era sócio do Everton desde 2016. Dois anos depois, ele se tornou majoritário

O empresário era sócio do Everton desde 2016. Dois anos depois, ele se tornou majoritário

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 15 de setembro de 2023 às 17h57.

Última atualização em 15 de setembro de 2023 às 18h56.

Proprietário da SAF do Vasco, o grupo 777 Partners chegou a um acordo para comprar o Everton, clube da cidade de Liverpool, que disputa o Campeonato Inglês. O grupo vai adquirir todas as ações do empresário Farhad Moshiri, sócio majoritário do clube, com 94,1% da participação total. As partes não revelaram o valor da negociação, mas a imprensa britânica estima que o custo gire em torno de ₤ 550 milhões, o equivalente a R$ 3,3 bilhões.

Em comunicado oficial, Moshiri, que é britânico de origem iraniana, alegou não ter mais condições de administrar o Everton. "A natureza da propriedade e do financiamento dos principais clubes de futebol mudou imensamente desde que investi pela primeira vez no Everton, há mais de sete anos. Os dias de um proprietário/benfeitor estão aparentemente fora do alcance da maioria, e os maiores clubes são agora normalmente propriedade de empresas de 'private equity' com bons recursos, investidores especializados em esportes ou empresas e fundos apoiados pelo Estado", declarou Moshiri.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

O empresário era sócio do Everton desde 2016. Dois anos depois, ele se tornou majoritário. Ele afirmou que a venda de sua participação deve acelerar o financiamento do novo estádio do time de Liverpool.

"Tenho sido aberto sobre a necessidade de trazer novos investimentos para concluir o financiamento do nosso novo estádio em Bramley-Moore Dock, que financiei predominantemente até agora. Falei com várias pessoas e considerei algumas oportunidades potenciais fortes. No entanto, foi por meio de longas conversas com o grupo 777 que acredito que ele é o melhor parceiro para levar o nosso grande clube adiante."

Negócios da 777 Partners

A 777 Partners estabeleceu uma plataforma global multiclubes, que fornece acesso a mercados estratégicos no esporte mais popular do mundo, criando sinergias significativas por meio do acesso a dados e análises de classe mundial, desenvolvimento de jogadores e oportunidades comerciais globais. O Grupo de Futebol 777 é atualmente composto pelo Genoa C.F.C. na Itália, Vasco da Gama no Brasil, Hertha BSC na Alemanha, Standard de Liege na Bélgica, Red Star FC na França, Sevilla FC na Espanha e Melbourne Victory FC na Austrália.

Josh Wander, fundador e sócio-gerente da 777 Partners, afirmou: "Sentimo-nos verdadeiramente honrados com a oportunidade de fazer parte da família Everton como guardiões do clube e consideramos um privilégio poder construir sobre o seu orgulhoso património e valores.

"Nosso principal objetivo é trabalhar com os torcedores e partes interessadas para desenvolver uma infraestrutura desportiva e comercial para as equipes masculina e feminina que produza resultados para as futuras gerações da torcida do Everton. Neste contexto, estamos empenhados em estabelecer parcerias com a comunidade local a longo prazo, trabalhando em projetos importantes como o desenvolvimento de Bramley-Moore Dock como um estádio de classe mundial, permitindo que mais milhares de Evertonianos possam assistir aos nossos jogos em casa e contribuir para a regeneração econômica e cultural de Merseyside."

Espera-se que o desfecho da transação ocorra no quarto trimestre de 2023 e continue sujeito à aprovação regulamentar, incluindo da Premier League, da Football Association e da Autoridade de Conduta Financeira.

Por respeito a este processo, a 777 Partners não fornecerá qualquer comentário adicional durante este período de revisão regulamentar.

Acompanhe tudo sobre:Futebol inglêsplanos-de-negociosEmpresasVasco

Mais de Esporte

Astro do basquete Stephen Curry lança bebida esportiva em parceria com Michelle Obama

NBA House confirma retorno ao Brasil durante as Finais da NBA 2025

João Fonseca pode se tornar um novo ídolo para o Brasil? Especialistas respondem

Mundial de Clubes 2025: veja quanto cada clube vai receber com a premiação