Esporte

Dallas Mavericks é multado em R$ 3,7 milhões pela NBA por derrota intencional

Time poupou jogadores no penúltimo jogo da temporada, para perder e melhorar suas chances no Draft, de acordo com investigação da liga

NBA: A derrota oficializou a eliminação da equipe dos playoffs (Tim Heitman/Getty Images)

NBA: A derrota oficializou a eliminação da equipe dos playoffs (Tim Heitman/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 15 de abril de 2023 às 12h34.

Última atualização em 18 de abril de 2023 às 09h50.

A NBA multou o Dallas Mavericks no valor de 750 mil dólares (R$ 3,7 milhões na cotação atual), por causa da decisão de poupar jogadores e perder intencionalmente para o Chicago Bulls, em jogo no dia 7 de abril, sexta-feira passada. A derrota oficializou a eliminação da equipe dos playoffs, sem nem conseguir uma vaga no play-in — repescagem disputada entre os times que ficam entre 7º e 10º em suas conferências.

A investigação da liga concluiu que os Mavericks violaram a política de descanso de jogadores, e demonstraram interesse em sair derrotados de quadra, através de atitudes e declarações públicas. Quanto pior a campanha de um time, mais chances ele tem de conseguir uma escolha melhor no Draft — recrutamento de jogadores universitários — da temporada seguinte.

A franquia do estado do Texas, que pertence ao empresário Mark Cuban, terminou a temporada no 11º lugar na Conferência Oeste, com 38 vitórias e 44 derrotas. Agora, deverá ter uma das dez melhores escolhas do Draft.

Para além de perder o jogo contra os Bulls, que era o penúltimo da temporada, também perderam para o San Antonio Spurs, dois dias depois. Este último jogo não fez parte da investigação da NBA, que teve seu resultado divulgado nesta quarta-feira. A organização também concluiu que os jogadores em quadra não demonstraram intenção de perder.

Apenas reservas

Na partida da sexta-feira, o treinador Jason Kidd poupou Kyrie Irving, Tim Hardaway Jr., Maxi Kleber, Christian Wood e Josh Green. A estrela eslovena Luka Doncic ficou apenas 12 minutos em quadra, durante o primeiro quarto. O armador Jaden Hardy, foi tirado no intervalo. Segundo Kidd, havia sido "uma decisão tomada por seus superiores". O quinteto que terminou a partida era irreconhecível e só tinha reservas.

Joe Dumars, vice-presidente executivo e chefe das operações da NBA, disse que “a decisão do Dallas Mavericks, de impedir jogadores fundamentais de participar de uma partida de eliminação contra Chicago, na última sexta, comprometeu a integridade do nosso esporte. As atitudes dos Mavericks falharam com nossos torcedores e nossa liga.”

Acompanhe tudo sobre:NBA

Mais de Esporte

Youtuber causa polêmica ao jogar como titular de time argentino; relembre casos similares no Brasil

Com ingressos esgotados, Conmebol ativa final da Sul-Americana com Fanzone

Brasil e outros 15 países anunciam convocados para Copa do Mundo de Beach Tennis

Os planos da dona do Botafogo para entrar na bolsa de valores de NY