Esporte

Cristiano Ronaldo tem idade metabólica 11 anos mais jovem que a real; entenda

Atleta revela segredo do corpo saudável que funciona como o de alguém muito mais jovem que a idade real

Cristiano Ronaldo: jogador é o mais rico do mundo (Jessica Santana/Getty Images)

Cristiano Ronaldo: jogador é o mais rico do mundo (Jessica Santana/Getty Images)

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 22 de maio de 2025 às 12h56.

Última atualização em 22 de maio de 2025 às 15h10.

O jogador de futebol Cristiano Ronaldo, surpreendeu fãs e especialistas ao revelar que sua idade metabólica é 11 anos inferior a sua idade cronológica. O jogador, que tem 40 anos de idade, tem uma idade metabólica de 29 anos.

A idade corporal é uma medida que indica o “estado biológico” do corpo, ou seja, como o organismo está funcionando em comparação com a média de pessoas de diferentes idades.

Ela considera fatores como taxa metabólica basal, composição corporal (quantidade de massa magra e gordura), níveis de atividade física, saúde cardiovascular e outros indicadores de condicionamento físico.

Se uma pessoa tem 50 anos de idade cronológica, mas sua idade metabólica é 30, isso indica que seu corpo está em melhor estado de saúde e funcionamento do que a média das pessoas de 50 anos, apresentando um desempenho equivalente ao de alguém com 30 anos.

Como Cristiano Ronaldo conseguiu essa idade metabólica?

A resposta está no estilo de vida do jogador.

Cristiano mantém uma rotina rigorosa de treinos físicos intensos, alimentação balanceada e cuidados constantes com o corpo e a mente.

Ele investe em exercícios que combinam força, resistência, flexibilidade e recuperação adequada, além de evitar hábitos prejudiciais como fumo e consumo excessivo de álcool.

Além disso, o atleta utiliza tecnologias avançadas para monitorar seu desempenho e saúde, como exames laboratoriais frequentes, análise de composição corporal e acompanhamento profissional especializado.

Por que isso é importante?

Ter uma idade metabólica muito inferior à idade real é um indicativo de boa saúde, maior disposição física e menor risco de doenças relacionadas ao envelhecimento, como problemas cardíacos, diabetes e perda de massa muscular.

Para um atleta de alto rendimento como Ronaldo, isso significa manter o corpo em condições ideais para competir em alto nível mesmo com o passar dos anos.

Acompanhe tudo sobre:Cristiano RonaldoFutebolAtletas

Mais de Esporte

Campeonato Brasileiro: veja a tabela de classificação do Brasileirão

Málaga desiste de ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2030

Mundial de Clubes: campeonato gerou R$ 10 bilhões em receita, diz presidente da Fifa

Mundial de Clubes 2025: quando foi a última vez que um time brasileiro chegou na final?