Esporte

Conheça Gabriel Bortoleto, piloto brasileiro que venceu corrida da F2 na Itália

Piloto de 19 anos largou na última posição, mas conseguiu conquistar sua segunda vitória nesta temporada

Gabriel Bortoleto venceu corrida da F2 na Itália (Redes Sociais/Reprodução)

Gabriel Bortoleto venceu corrida da F2 na Itália (Redes Sociais/Reprodução)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de setembro de 2024 às 11h43.

Tudo sobreCorrida
Saiba mais

O brasileiro Gabriel Bortoleto fez história neste domingo de Fórmula 2, na corrida principal da etapa de Monza em Imola. O piloto de 19 anos conseguiu uma vitória espetacular no automobilismo — ele largou na última posição, mas conseguiu atravessar o grid inteiro e foi de 22º ao primeiro lugar, conquistando sua segunda vitória nesta temporada.

Nascido em São Paulo, Gabriel Bortoleto começou a correr de kart aos seis anos, por influência do irmão mais velho, Enzo Bortoleto. Após se sagrar campeão do Open do Brasileiro, o piloto foi, ainda adolescente, morar na Itália para competir nas provas de kart do WSK, o mesmo campeonato que consagrou Max Verstappen, Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

Em 2020, Bortoleto migrou para a fórmula e disputou a F4 italiana. O brasileiro disputou a temporada pela Prema e foi o terceiro melhor carro do time — ele conquistou uma vitória e quatro pódios. O suficiente para, no ano seguinte, seguir para a Fórmula Regional Europeia (FRECA), fechando com a FA Racing, equipe do bicampeão mundial de F1 Fernando Alonso.

O brasileiro, então, se tornou pupilo de Fernando Alonso, que, inclusive, assessora a carreira de Gabriel desde 2022, quando o Bortoleto conquistou, na etapa de Spa-Francorchamps na Bélgica, em agosto, seu primeiro triunfo pela Fórmula Regional Europeia.

Os bons resultados na FRECA fizeram com que Bortoleto disputasse a F3, em 2023. Em uma temporada fantástica, Gabriel liderou o campeonato desde o primeiro fim de semana e sagrou-se campeão com 45 pontos de vantagem para o segundo colocado. Tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar um título da Fórmula 3.

Agora, Bortoleto se destaca na Fórmula 2, onde está na segunda colocação em sua temporada de estreia. Com o triunfo deste domingo, o piloto da Invicta Racing foi à 154,5 pontos no campeonato e está apenas 10,5 de diferença para o líder Isack Hadjar, que não pontuou neste domingo. Bortoleto, inclusive, já havia vencido a prova principal da etapa de Spielberg na Áustria na atual temporada.

Acompanhe tudo sobre:CorridaPilotos de corridaFórmula 1

Mais de Esporte

Jogos de quinta-feira, 21: onde assistir ao vivo e horários

Cruzeiro fecha patrocínios pontuais para final da Copa Sul-Americana

A parceria inédita entre NFL e Netflix, com Beyoncé como atração principal

Qual é o time de futebol mais antigo do Brasil?