Esporte

Com quase 50 mil por jogo, Flamengo tem melhor média de público do futebol brasileiro na temporada

Em seu melhor momento no ano, clube tem lotado o Maracanã em partidas do Brasileirão e também apresentou recordes em noites de Libertadores

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de julho de 2024 às 06h00.

Tudo sobreBrasileirão
Saiba mais

Atual líder do Campeonato Brasileiro com 31 pontos, o Flamengo enfrenta o Fortaleza no Maracanã nesta quinta-feira, 11, às 20h, em busca de mais uma vitória na competição. Em seu melhor momento da temporada, o clube carioca tem observado os reflexos do bom desempenho principalmente nas arquibancadas: em 2024, o rubro-negro possui a melhor média de público entre os clubes do país.

Com média de mais de 49 mil presentes nos 19 jogos como mandante até o momento, o Flamengo lidera a lista dos clubes que mais levaram torcedores aos estádios no Brasil em 2024. Corinthians e São Paulo apresentam a segunda e terceira melhor média do país, respectivamente. Já Bahia e Atlético-MG fecham o top 5.

Jogar diante do Maracanã lotado se tornou comum para o clube da Gávea nos últimos anos. Em 2023, por exemplo, o Flamengo apresentou a maior média de público pagante do futebol brasileiro, com cerca de 54 mil pessoas presentes em cada uma das 38 partidas como mandante disputadas ao longo do ano.

A presença da nação rubro-negra, porém, não se restringe somente aos jogos nacionais. Na Libertadores, ao final da fase de grupos, o Flamengo detém três dos quatro maiores públicos registrados na competição. A vitória sobre o Millonarios em maio, por exemplo, registrou a maior presença de torcedores em um jogo de um clube brasileiro na atual edição do torneio continental. Na ocasião, mais de 60 mil pessoas estiveram presentes no Maracanã durante a goleada por 3 a 0 sobre os colombianos. A atual fase do clube, por consequência, desperta um maior desejo da torcida em comparecer às arquibancadas.

Seguindo as diretrizes da nova Lei Geral do Esporte, que torna obrigatória a implementação do sistema de reconhecimento facial em estádios com mais de 20 mil lugares até 2025, o Maracanã aderiu à tecnologia este ano.

Referência no país, a Imply ElevenTickets é responsável pelas tecnologias e serviços de venda de ingressos do Flamengo. Desde 2017, o Flamengo utiliza a plataforma ElevenTickets Imply para gerenciar seus canais de vendas de ingressos de forma integrada na web e em bilheterias. Além disso, conta com o App Fla Ingressos, integração com sócio-torcedor e com controle de acessos do Maracanã, e equipes de suporte.

“É uma enorme satisfação atender uma torcida tão grande como a do Flamengo. Prezamos sempre por oferecer a melhor experiência aos torcedores, para que assim o público aproveite ao máximo o espetáculo", afirma Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply.

Uma maior procura da torcida por ingressos também gera impactos no quadro de sócios do clube. Atualmente, o Flamengo possui o quarto maior programa de sócio-torcedores do país, com cerca de 85 mil adimplentes (dados de abril de 2024). No último mês de junho, o clube carioca anunciou a criação de novas vantagens para os beneficiários do programa, em busca de proporcionar melhores experiências para esses torcedores.

O Fla-Expirience será uma nova plataforma de pontos, universo onde os rubro-negros poderão transformar a pontuação em experiências exclusivas. Já o Espaço Fla+ será um espaço privado, localizado no setor oeste do Maracanã, que contará com open bar antes dos jogos, open food e acesso à arquibancada, no qual os sócios terão desconto e prioridade de compra.

“É positivo observar esta busca dos clubes por criar novas soluções para seus programas de sócio-torcedores. Além da paixão pelo clube, que é algo inquestionável, hoje o desejo por experiências exclusivas também é algo que move o torcedor. Os clubes que se adaptarem a esta nova realidade terão margem para ampliar e potencializar este tipo de receita, tão importante no atual cenário do esporte”, afirma Sara Carsalade, co-founder e responsável pela vertical de esportes da Somos Young, empresa especializada no atendimento a sócios-torcedores e que atende clubes como Cruzeiro e Coritiba.

Além de ser um fator determinante para o desempenho do Flamengo dentro dos gramados, a presença da torcida ainda implica em ótimos ganhos financeiros. Somente na última partida no Maracanã, contra o Cuiabá, por exemplo, o clube garantiu uma renda de mais de 3 milhões de reais. Já em partidas pela Libertadores, o rubro-negro ultrapassou os 6 milhões de reais com a venda de ingressos.

Além das receitas de bilheteria, o Flamengo também fatura alto com a venda de camarotes no estádio, que por muitas vezes contam com a presença de celebridades e influencers, o que torna as noites de copa no Maracanã um atrativo ainda maior.

Projeto de novo estádio em andamento

Desejo antigo dos torcedores rubro-negros, a construção de uma nova casa para o Flamengo ganhou um novo capítulo nas últimas semanas, com o decreto da prefeitura do Rio de Janeiro em favor da desapropriação do terreno do Gasômetro. Com capacidade para cerca de 80 mil pessoas, o projeto pode chegar a custar até 2 bilhões de reais aos cofres do clube carioca. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o estádio ainda será importante para o processo de revitalização da região da cidade onde será construído, haja vista que também poderá ser utilizado para atividades do setor de entretenimento.

A utilização da nova casa flamenguista para atividades além do futebol é algo defendido pela vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa da América Latina especializada em overlays, Tatiana Fasolari. “Os avanços da construção civil nos últimos anos têm permitido um maior equilíbrio entre a utilização dos espaços urbanos e as necessidades da população. Ao realizar um projeto como este, é necessário atentar-se à sua utilidade a longo prazo. Por isso, o grande desafio para o meio esportivo a partir de agora, tanto para clubes brasileiros como do mundo todo, é contar com ações sustentáveis e gerar benefícios para a sociedade de um modo geral. Esse é um caminho irreversível e inevitável para o mundo dos negócios”, afirma.

Acompanhe tudo sobre:BrasileirãoFutebol

Mais de Esporte

Perto de R$ 1,9 bi em vendas, Ingresse turbina investimento no futebol e mira clubes europeus

Juventude x Bahia: onde assistir e horário do jogo pelo Brasileirão Série A

Vitória x Corinthians: onde assistir e horário do jogo pelo Brasileirão

São Paulo x Athletico-PR: onde assistir e horário do jogo pelo Brasileirão Série A