Copa do Mundo: Brasil está classificado (Salih Zeki Fazlioglu/Anadolu Agency/Getty Images)
André Martins
Publicado em 28 de novembro de 2022 às 19h57.
Última atualização em 2 de dezembro de 2022 às 18h08.
Com os últimos jogos da fase de grupos, 16 seleções conseguiram se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar de forma antecipada. A França, atual campeã do Mundo, o Brasil, Portugal, Holanda e Senegal já garantiram seu lugar na próxima fase.
A França estreou com vitória de virada sobre a Austrália por 4 a 1 e ganhou da Dinamarca por 2 a 1 em jogo disputado. Com time reserva na última rodada, os franceses perderam, mas avançaram em primeiro lugar. A Austrália conseguiu avançar após vitória no último jogo contra a Dinamarca.
Holanda confirmou o favoritismo e se classificou no grupo do anfitrião da Copa. Equador e Senegal fizeram jogo emocionante na terceira rodada, e os africanos venceram e avançaram para as oitavas.
No grupo B, a Inglaterra confirmou o favoritismo e avançou em primeiro. Os Estados Unidos venceram o Irã na última rodada e também garantiram a vaga.
Um dos grupos com finais mais emocionantes foi o da Argentina. Os hermanos avançaram em primeiro com uma vitória maiúscula sobre a Polônia, que passou em segundo. O México também venceu na última rodada, mas foi eliminada pelo saldo de gols.
Já a chave que tinha Espanha e Alemanha terminou com o Japão na liderança. Na última rodada, os japoneses venceram os espanhóis e os alemães ganharam da Costa Rica. Por alguns minutos, os dois gigantes europeus estavam ficando fora da Copa, mas a Alemanha virou a partida e confirmou a vitória.
Portugal garantiu três pontos em jogo acirrado com a Gana e venceu com certa facilidade o Uruguai por 2 a 0. Na última partida, a equipe de Cristiano Ronaldo perdeu para a Coreia do Sul, mas ainda avançou em primeiro.
Com a vitória, os asiáticos tornaram o triunfo do Uruguai sobre Gana inútil. A seleção africana teve a oportunidade de abrir o placar com um pênalti, porém desperdiçou a oportunidade. Logo em seguida, os sul-americanos abriram o placar e ampliaram. O 2 a 0 não foi o suficiente para classificar o Uruguai, que ficou fora das oitavas de final pelos critérios de desempate.
LEIA TAMBÉM: