João Fonseca: tenista brasileiro. (Instagram/joaoffonseca/Reprodução)
Redação Exame
Publicado em 16 de fevereiro de 2025 às 17h57.
Última atualização em 16 de fevereiro de 2025 às 18h39.
O tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos, conquistou, neste domingo, 16, o título do torneio ATP de Buenos Aires ao derrotar o argentino Francisco Cerundolo, número 1 do país, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6(1). Com essa vitória, ele se tornou o brasileiro mais jovem a conquistar um título em torneios ATP, além de ser o 15º tenista do país a alcançar esse feito. Ele avançou 31 posições no ranking e, nesta segunda-feira, 17, ocupará a 68ª colocação.
Depois da vitória, o brasileiro deu uma entrevista sobre a primeira conquista neste nível de sua carreira. "É maravilhoso. Todo atleta deseja ter esse apoio de seu país. É inacreditável. Gostaria de agradecer a minha família, amigos, equipe e patrocinadores por temos alcançado esse objetivo. É claro que eu quero ser o número um do mundo, mas meu sonho é jogar tênis", disse.
A campanha de Fonseca no torneio foi surpreendente. Além da vitória sobre Cerundolo, o jovem carioca se superou ao vencer o sérvio Laslo Djere nas semifinais, alcançando o posto de brasileiro mais bem classificado no ranking da ATP. A trajetória do tenista se destacou pela superação de três dos melhores jogadores argentinos do ranking: Mariano Navone, Tomás Martín Etcheverry e Federico Coria, além de Djere, seu adversário nas semifinais.
Com a vitória em Buenos Aires, Fonseca se tornou o jogador mais novo a disputar uma final no saibro desde Carlos Alcaraz, em 2021. Essa vitória consolidou seu nome no circuito internacional e demonstrou seu potencial, impulsionando-o para novos desafios.
Agora, o tenista chega ao Rio Open 2024 com um currículo mais robusto e encara seu primeiro desafio na chave principal, enfrentando o francês Alexandre Muller, atual 58º do mundo. O torneio será realizado no Jockey Club Brasileiro, de 17 a 23 de fevereiro.
Essa performance histórica em Buenos Aires destaca que João Fonseca está pronto para alçar novos voos no tênis mundial. Caso conquiste o título, o jovem tenista não apenas firmará sua primeira vitória em um torneio ATP, mas também fortalecerá sua posição no ranking, consolidando sua ascensão no esporte e firmando-se como uma das maiores promessas do tênis brasileiro.
Fonseca e Cerundolo começaram trocando quebras de serviço nos dois primeiros games da partida. Com saques fortes e jogo de pernas inteligente dos dois lados, prevaleceu o equilíbrio e a confirmação de saques até o sétimo game. Foi quando João aproveitou a hesitação do argentino e variou nos saques para garantir a vantagem que o fez levar o set.
O segundo set foi mais duro para o brasileiro. O jogo de Cerundolo encaixou, e o argentino começou a explorar as bolas curtas para criar problemas para o brasileiro. O brasileiro, porém, sacava em alto nível. No quarto, game, por exemplo, confirmou o saque com dois aces, em seu melhor momento na partida. Ele quebrou o serviço do argentino no game seguinte.
O brasileiro teve a chance de fechar a partida com um novo 6/4, mas Cerundolo endureceu o jogo e quebrou o saque de João. No game seguinte, prevaleceu o talento e uma direita poderosa de João para devolver a quebra. O brasileiro, porém, acabou errando muito nas devoluções e não conseguiu confirmar o saque. O set foi para o tie-break, que confirmou, num 7-1 com muita força na direita e bem menos drama, o sonhado título do brasileiro.
*Com agência O Globo