Esporte

Brasileirão 2024: o que está em jogo na última rodada do campeonato?

Última rodada do Brasileirão traz emoção, com Botafogo perto do título e Atlético-MG brigando pela permanência na Série A

Brasileirão 2024: veja as possibilidades do campeonato (YASUYOSHI CHIBA/AFP/Getty Images)

Brasileirão 2024: veja as possibilidades do campeonato (YASUYOSHI CHIBA/AFP/Getty Images)

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 7 de dezembro de 2024 às 08h12.

Tudo sobreBrasileirão
Saiba mais

O Campeonato Brasileiro de 2024 chega à reta final neste fim de semana e a disputa pela liderança e pela permanência na Série A atinge o ponto máximo de tensão. O Botafogo, com 76 pontos, segue isolado na liderança e está cada vez mais próximo do título, com vantagem de três pontos sobre o Palmeiras (73) que, até pouco tempo, era o principal adversário.

No confronto contra o Palmeiras, o alvinegro venceu o Verdão por 3 a 1 no campeonato — e abriu mais distância na tabela. O clube carioca também se consagrou campeão, pela primeira vez, da Copa Libertadores da América contra o Atlético-MG. 

A conquista do alvinegro no Brasileirão se aproxima a passos largos, com 91,4% de chance de título e um aproveitamento de 68% durante a competição, segundo dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de dezembro. O Palmeiras aparece na segunda posição, com 65% de aproveitamento.

Quem vai para a Série B?

Na parte inferior da tabela, marcada pelo drama de clubes que ainda lutam contra o rebaixamento, consta o Atlético-MG, que segue com chances de permanência na primeira divisão. O clube depende apenas de si para garantir a vaga na Série A 2025 e pode se salvar com uma vitória sobre o Athletico-PR na última rodada, que acontece neste domingo, 8, às 16h, na Arena MRV.

Se o Galo for derrotado, o cenário complica, exigindo uma combinação de resultados para escapar da queda. Nesse cenário, o time precisaria que o Fluminense ao menos empatasse com o Palmeiras, e que o RB Bragantino vencesse o Criciúma. Caso contrário, o Atlético-MG será rebaixado.

Red Bull Bragantino, Athletico-PR e Fluminense brigam até o fim para evitar a queda para a Série B. O RB Bragantino, na 17ª posição, precisa vencer o Criciúma neste domingo para não ser rebaixado. O clube venceu apenas um dos últimos cinco jogos do campeonato, contra o Athélico-PR, por 2 a 1.

Atlético-GO, Cuiabá e Criciúma já estão matematicamente rebaixados.

Série B: Santos de volta à elite

O Santos confirmou seu retorno à Série A após conquistar o título da Série B. Outras três vagas continuam em disputa na última rodada da competição. As equipes que brigam pelo acesso à elite precisam de resultados favoráveis para garantir o lugar na principal divisão do futebol brasileiro em 2025.

Com emoções à flor da pele, o Brasileirão 2024 chega à última rodada com decisões para todos os gostos neste domingo, 8, e promete mais surpresas e definições dramáticas até o apito final.

Classificação para a Copa do Brasil 2025 e vagas na Série A

Voltando a parte superior da tabela, o Flamengo, Internacional, Fortaleza, São Paulo, Corinthians e Bahia já garantiram vaga na Copa do Brasil 2025, além de estarem classificados para a Série A do próximo ano. O mesmo se aplica a 76 times, que, somados aos clubes da elite, já estão confirmados para a competição do ano seguinte.

Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Internacional e São Paulo, primeiros colocados na tabela, também já garantiram uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2025. O Corinthians garantiu uma vaga na fase preliminar do campeonato continental. A última vaga está em disputa entre Cruzeiro e Bahia.

Acompanhe tudo sobre:BrasileirãoFutebolBrasil

Mais de Esporte

Astro de Hollywood compra time da Colômbia e intensifica lista de famosos como proprietários

São Paulo x Cruzeiro: onde assistir ao vivo e horário do jogo pela Copinha

Fluminense x Maricá: onde assistir ao vivo e horário do jogo pelo Campeonato Carioca

Palmeiras x Noroeste: onde assistir ao vivo e horário do jogo pelo Paulistão