Esporte

Brasil x Sérvia: Neymar estreia naquela que pode ser sua última Copa como protagonista

Veja o histórico e números do camisa 10 da Seleção Brasileira em Copas do Mundo

Neymar em partida do Brasil contra o Peru na Copa América. (Ricardo Moraes/Reuters)

Neymar em partida do Brasil contra o Peru na Copa América. (Ricardo Moraes/Reuters)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 24 de novembro de 2022 às 05h00.

Última atualização em 24 de novembro de 2022 às 15h05.

Apontado por muitos como a referência técnica da seleção brasileira, o atacante Neymar chega ao Catar com o objetivo de conquistar aquela que provavelmente será a sua última Copa do Mundo no papel de protagonista.

Com 30 anos de idade, o jogador do PSG (França) tem possibilidades reais de entrar em campo para defender o Brasil em outro Mundial, mas provavelmente como coadjuvante de uma seleção que passa por um processo de renovação acelerado e que em um futuro próximo pode ter nomes como Vinícius Júnior, Rodrygo e Lucas Paquetá no papel de grande estrela.

Neymar tem ótimos números na atual temporada europeia. Após quase sair do time francês, o camisa 10 retomou a posição de protagonista ao lado de Messi e Mbappé. São 20 jogos, 15 gols e 12 assistências.

Quantos gols Neymar marcou em Copa do Mundo?

O camisa 10 da Seleção marcou 6 gols em dois Mundias.

Quantos jogos Neymar tem em Copa do Mundo?

São 10 partidas em duas edições , na Copa de 2014 e de 2018.

Quantos assistências Neymar deu em Copa do Mundo?

Foram três passes decisivos em Copas do Mundo.

Quantos gols o Neymar com a Seleção Brasileira?

Neymar está a apenas dois gols de igualar o Pelé em números de gols com a amarelinha. Segundo as contas da Fifa, o Rei tem 77 gols em 91 jogos. O camisa 10 do PSG já marcou 75 vezes na Seleção em 121 partidas.

Quando Neymar estreou na Seleção?

Destaque do Santos desde a base, Neymar começou sua trajetória na seleção ainda jovem, sendo peça importante na conquista da edição de 2011 do Campeonato Sub-20, competição da qual foi artilheiro com o total de nove gols. Porém, a relação do atacante com a equipe principal do Brasil começou antes, em 2010, em partida contra os Estados Unidos na qual marcou um gol.

A primeira conquista do jogador pela seleção principal veio na Copa das Confederações de 2013, ano no qual se transferiu para o Barcelona (Espanha). A partir desta competição, disputada no Brasil, Neymar assumiu de vez o papel de estrela principal da seleção, marcando gols em todas as partidas da fase inicial e na decisão diante da Espanha.

Primeira Copa do Neymar

Porém, um ano depois, no Mundial disputado em solo brasileiro, Neymar não conseguiu conduzir a seleção brasileira ao tão sonhado hexa. Ele teve a trajetória na competição interrompida de forma precoce, na vitória brasileira sobre a Colômbia pelas quartas de final. O atacante levou uma joelhada do lateral Zúñiga e acabou ficando de fora do restante do torneio, no qual o Brasil acabaria sofrendo a famosa derrota de 7 a 1 para a Alemanha nas semifinais.

No intervalo entre os Mundiais de 2014 e de 2018 o jogador acertou a transferência do Barcelona para o PSG (França). E foi em partida pela equipe francesa que sofreu uma lesão no quinto metatarso do pé direito que prejudicou sua preparação para a Copa da Rússia.

O camisa 10 da seleção, naquele momento já comandada pelo técnico Tite, teve uma atuação mediana na competição. Neymar não conseguiu ser decisivo na campanha brasileira, marcando apenas dois gols, um na fase inicial e outro nas quartas de final. Na eliminação do Brasil na semifinal, diante da Bélgica, o atacante acabou sendo anulado pela boa defesa da Bélgica.

Esperança do Brasil no Catar

Agora, no Catar, a expectativa é de que Neymar atue na plenitude de sua forma. O camisa 10 da seleção brasileira não apresenta nenhum problema físico e teve ótimas atuações na primeira parte da temporada europeia com a camisa do PSG.

Uma das razões para isto é o novo posicionamento do jogador em campo, tanto na equipe francesa como na seleção. O atacante, que preferencialmente atuava como um ponta esquerda, passou a ser posicionado na faixa central do ataque, como um ponta de lança, com responsabilidade de armar e concluir jogadas ofensivas. Alternando o papel de arco e de flecha, ele vem somando números impressionantes, tanto em assistências como em gols marcados.

Assim, a expectativa é de que Neymar faça uma grande Copa no Catar, quem sabe comandando o Brasil na conquista do esperado hexacampeonato.

Qual chuteira Neymar usará na Copa?

O atacante Neymar irá usar a chuteira “Future NJR Dream Chaser” na Copa do Mundo 2022. O modelo da Puma, fornecedora de material esportivo do camisa 10, já está à venda por R$ 329,90.

A chuteira é predominantemente laranja, com detalhes dourados.

Com Agência Brasil. 

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:CatarCopa do MundoFutebolNeymarSeleção Brasileira de Futebol

Mais de Esporte

Fifa e OMS lançam campanha de conscientização sobre os riscos de concussão no futebol

Jogos de quinta-feira, 19 de setembro, onde assistir ao vivo e horários

Com presença de Beckham, Tom Brady e Ryan Reynolds 'se enfrentam' como donos em jogo na Inglaterra

12 dos 16 clubes na disputa pela Libertadores e Sul-Americana são patrocinados por bets