Repórter de agro e macroeconomia
Publicado em 3 de agosto de 2024 às 11h44.
Última atualização em 3 de agosto de 2024 às 14h15.
O Brasil levou a medalha de bronze na manhã deste sábado, 3, na disputa de equipes mistas do judô dos Jogos Olímpicos de Paris após vitória sobre a Itália por desempate.
A judoca brasileira Rafaela Silva conquistou a medalha de bronze para o Brasil na disputa por equipes ao vencer sua luta com um waza-ari no golden score, após uma revisão de vídeo. Durante o confronto, o técnico solicitou uma análise que confirmou o waza-ari a favor de Silva.
"Com certeza foi especial. Bati na trave no individual, a gente conversava o tempo todo que a medalha seria nossa, nem que fosse na base do ódio. Deus colocou essa última luta na minha mão, e entrei determinada. A gente não poderia sair daqui sem essa medalha", comemorou Rafaela Silva, em entrevista.
Na abertura da competição, Rafaela Silva venceu Veronica Toniolo com uma chave de braço. Em seguida, Willian Lima enfrentou um duro adversário, Manuel Lombardo, e acabou sendo derrotado, fazendo o placar ficar 3 a 2.
Contra a jovem Savita Russo, Ketleyn Quadros começou bem, abrindo com um waza-ari, mas sofreu um ippon no final da luta, igualando a disputa em 3 a 3 e levando a decisão para um sorteio.
O sorteio colocou Rafaela Silva e Toniolo em um confronto decisivo no golden score, no qual Rafaela saiu vitoriosa.
Antes mesmo de subirem ao tatame, os atletas brasileiros já tinham garantido um dos melhores desempenhos da modalidade em Jogos Olímpicos, conquistando três medalhas em Paris: ouro com Bia Souza, prata com Willian Lima e bronze com Larissa Pimenta — em Tóquio 2020, o Brasil havia alcançado o mesmo número de medalhas, mas sem o ouro.
Durante a competição, a equipe que primeiro alcançar quatro pontos avança para a próxima fase. Nos oitavas de final, o Brasil derrotou o Cazaquistão por 4 a 2, com vitórias de Rafaela Silva, Ketleyn Quadros, Beatriz Souza e Leonardo Gonçalves.
Nas quartas de final, o Brasil enfrentou a Alemanha. Após começar perdendo por 2 a 0, a equipe brasileira conseguiu empatar, resultando em um 3 a 3 que levou o confronto a um sorteio para o desempate no golden score.
Leonardo Gonçalves, que foi o responsável por decidir o ponto final, sofreu um waza-ari, e o Brasil foi eliminado, indo para a repescagem.
Na repescagem, o adversário foi a Sérvia. Com Rafael Silva (Baby) e Willian Lima substituindo Leonardo e Daniel Carginin, o Brasil venceu por 4 a 1, garantindo a vaga na disputa pelo bronze contra a Itália — na disputa por equipes, apenas Larissa Pimenta e Mayra Aguiar não participaram das lutas.