Eliminatórias Copa do Mundo: Brasil perdeu para a Argentina no Maracanã (Wagner Meier/Getty Images)
Repórter
Publicado em 22 de novembro de 2023 às 11h17.
Última atualização em 22 de novembro de 2023 às 11h28.
A seleção brasileira sofreu uma derrota de 1 a 0 contra a Argentina na terça-feira, dia 21, em um jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Com o desempenho frustrante, a equipe comandada por Fernando Diniz caiu para a sexta posição na classificação e sua situação na disputa por uma vaga no Mundial ficou ainda mais complicada.
Por enquanto, o Brasil corre um grande risco de não disputar o torneio, devido às três derrotas consecutivas. O cenário se torna ainda mais delicado, porque a classificação para a Copa ocorre até a sexta colocação. Outro fator de peso é o aumento do número de participantes de 32 para 48, sendo que a região da América do Sul conta com apenas seis vagas — a sétima vai para repescagem.
Atualmente, a seleção brasileira ocupa a sexta colocação, com 7 pontos, bem perto da zona de exclusão da Copa. Enquanto a rival Argentina é a líder do grupo das Eliminatórias e contabiliza 15 pontos.
A repescagem para a Copa terá um formato inedito, pois serão seis países na disputa por duas vagas.
As equipes serão compostas pelas duas seleções mais bem classificadas no ranking da FIFA, que enfrentarão os vencedores dos confrontos entre os quatro times com as posições mais baixas no ranking.
A seleção brasileira volta a entrar em campo apenas em março de 2024, em amistosos contra a Inglaterra e Espanha.
Por outro lado, os jogos de qualificação para a Copa do Mundo de 2026 só serão retomados em setembro de 2024. Antes disso, entre 20 de junho e 14 de julho, haverá a Copa América, que será realizada nos Estados Unidos.