Bia Haddad: tenista celebra vitória no Korea Open, em Seul (Jung Yeon-je/AFP)
Editor de Casual e Especiais
Publicado em 22 de setembro de 2024 às 08h17.
Última atualização em 22 de setembro de 2024 às 10h33.
Bia Haddad revelou há pouco uma simpatia durante os jogos. Antes de sacar, ela sempre bate a bola no chão em múltiplos de quatro. Quatro vezes, oito vezes... A mania parece estar ajudando a tenista brasileira. Bia Haddad venceu hoje o maior título de sua carreira, o WTA 500 de Seul.
Depois de um primeiro semestre instável, ela vem conquistando bons resultados nos últimos meses. Foi vice-campeã do WTA 250 de Cleveland e chegou às quartas de final do US Open. Em Seul, agora, venceu o quarto título de simples de sua carreira, o primeiro de nível 500.
Com a vitória, Bia deve subir da atual posição de número 17 para a 12ª colocação, o que a deixa mais próxima novamente do top 10, um desafio que ela se deu para este semestre – mas que sabe ser difícil. Com o título, ela leva um prêmio de 142 mil dólares.
Na final, Bia enfrentou a russa Daria Kasatkina, 13ª no ranking da WTA e cabeça de chave número um do torneio. O primeiro set foi vencido com facilidade por Daria, por 6 a 1. Bia jogou o tênis agressivo de sempre, mas errou muito, muitas vezes com precipitação no começo dos pontos.
Bia sabia que precisava atacar o serviço da adversária, seu ponto fraco, e foi isso que fez no segundo set, para vencer por 6 a 4. No terceiro e decisivo set, Bia quebrou duas vezes o serviço de Daria e marcou 6 a 1. Nesses dois últimos sets, Bia conseguiu trabalhar sua força mental, ponto que ela sabe ser decisivo para seguir avançando no circuito.
Em 20 anos de organização, o WTA de Seul teve 20 campeãs diferentes. Bia foi finalista desse torneio em 2017. Agora, levou a taça principal. “Obrigado não só pelo suporte ao tênis feminino, mas ao esporte feminino como um todo. Isso significa muito para nós”, disse Bia, ao levantar o troféu.