Esporte

Bia Haddad sofre com saque e perde de virada na estreia em Roland Garros

Número 1 do Brasil foi quebrada seis vezes e eliminada pela americana Hailey Baptiste, 70ª do mundo

Bia Haddad: brasileira sofreu com o saque e foi derrotada de virada por 4/6, 6/3 e 6/1 (Clive Brunskill/Getty Images)

Bia Haddad: brasileira sofreu com o saque e foi derrotada de virada por 4/6, 6/3 e 6/1 (Clive Brunskill/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 27 de maio de 2025 às 08h34.

Última atualização em 27 de maio de 2025 às 08h58.

A tenista número um do Brasil, Beatriz Haddad Maia, foi eliminada na primeira rodada de Roland Garros pelo segundo ano seguido.

A paulista enfrentou dificuldades para confirmar o saque, foi quebrada seis vezes e perdeu de virada para a americana Hailey Baptiste, 70ª do ranking, por 4/6, 6/3 e 6/1.

A derrota interrompe a chance de Bia avançar às oitavas sem enfrentar nenhuma adversária entre as 50 melhores.

Durante o jogo, Bia sacou em 13 games, e Baptiste teve oportunidades para quebra em nove deles. A brasileira venceu apenas 56% dos pontos com o primeiro serviço e 38% com o segundo saque. A americana, mais agressiva, anotou 48 winners contra 28 de Haddad Maia e cometeu 25 erros não forçados, o mesmo número da brasileira.

No primeiro set, Bia teve problemas com o saque, principalmente no segundo serviço, salvando sete break points em games-chave.

Baptiste não aproveitou suas chances e cedeu a quebra que permitiu à brasileira fechar o set em 6/4. No segundo set, porém, a dinâmica mudou: após abrir vantagem, Bia voltou a enfrentar break points e cometeu dupla falta, permitindo o empate da adversária. Baptiste aproveitou a sequência para virar o placar, fechando a parcial em 6/3.

Na terceira parcial, a americana dominou e venceu por 6/1, confirmando a virada e a eliminação precoce de Haddad Maia, que não vence um jogo em Roland Garros desde as semifinais de 2023.

O que aconteceu agora?

Na segunda rodada, Baptiste enfrentará a japonesa Nao Hibino, 196ª do mundo, que venceu Moyuka Uchijima, 61ª, por 6/1 e 7/5. Quem passar enfrentará Robin Montgomery, americana número 115, ou a espanhola Jéssica Bouzas Maneiro, 68ª.

A eliminação precoce repete o desempenho de 2024, quando Haddad Maia foi eliminada logo na estreia por Elisabetta Cocciaretto, da Itália. Em suas outras participações na chave principal de Roland Garros, a paulista tem uma derrota na estreia (2017) e uma segunda rodada (2022).

Acompanhe tudo sobre:Bia HaddadTênis (esporte)

Mais de Esporte

Jogos de hoje, 5 de novembro, quarta-feira: onde assistir ao vivo e horários

Club Brugge x Barcelona: onde assistir, horário e escalações do jogo pela UEFA Champions League

Seis rodas na F1? Relembre as máquinas mais bizarras do grid

Quanto custa ver João Fonseca jogar no Rio Open 2026? Veja como comprar