Esporte

Após derrota na estreia, imprensa do Catar fala de 'começo de pesadelo' para seleção da casa

Anfitriões perderam por 2 a 0 para o Equador e já se complica no grupo A

Catar e Equador - Copa do Mundo (Simon Stacpoole/Offside/Offside/Getty Images)

Catar e Equador - Copa do Mundo (Simon Stacpoole/Offside/Offside/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 21 de novembro de 2022 às 15h09.

Derrotada pelo Equador na estreia da Copa do Mundo, a seleção do Catar ganhou as primeiras páginas dos jornais locais pelo “começo de pesadelo” da sua participação no mundial. A cerimônia de abertura, porém, foi elogiada pela imprensa local. Contra o Equador, o Catar foi derrotado por 2 a 0 após ser amplamente dominado nos primeiros 45 minutos da partida. A imprensa destacou a grande atuação do atacante Enner Valencia, autor dos dois gols que deram a vitória ao Equador, além de um outro anulado por impedimento logo no início do jogo.

O jornal Catar Tribune estampou o “o início de pesadelo” da seleção local e os “nervos” do seu goleiro Saad Al Sheeb, que falhou no gol anulado e que cometeu um pênalti em Valencia.

“A tarefa foi complicada para o Catar, mas a forma como caiu contra o Equador deu motivos para desapontar os torcedores locais”, avaliou o Gulf Times, na manhã desta segunda-feira, em seu site.

Aos poucos, as arquibancadas foram ficando sem torcedores durante o jogo, até ficarem quase vazias pouco antes do apito final.

“O Equador, 44º no ranking da FIFA, está apenas seis lugares acima do Catar, mas ontem à noite mostrou que estava bem à frente dos campeões asiáticos” de 2019, continuou a publicação.

O mesmo tom foi dado pelo The Peninsula: “Depois de se tornar o primeiro país-sede a perder a partida de abertura da Copa do Mundo, o Catar enfrentará a nada fácil tarefa de tentar chegar à fase eliminatória”, destaca o jornal.

Se a seleção do Catar esteve “longe de impressionar na estreia na Copa do Mundo”, ao menos a cerimônia de abertura foi considerada “espetacular” e “deslumbrante”. Durante cerca de trinta minutos, o país anfitrião organizou uma cerimônia que lembrava os Jogos Olímpicos, com o ator americano Morgan Freeman como narrador e um membro do famoso grupo de K-pop BTS como protagonista.

Um “show contemporâneo global que transmitiu uma mensagem importante dos árabes para o mundo inteiro”, segundo o Qatar Tribune. “Uma celebração do futebol em clima árabe em uma plataforma global”, disse o secretário-geral do Comitê Organizador, Hassan Al-Thawadi. “Nada é impossível para nós. Acho que o que o mundo viu hoje através da cerimônia de abertura da Copa do Mundo é a melhor resposta para os céticos.”

O diretor-geral da Copa do Mundo, Nasser Al-Khater, por sua vez, celebrou o fato de a cerimônia de abertura ter ocorrido da melhor maneira possível.

LEIA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:CatarCopa do Mundo

Mais de Esporte

Jogos de sexta-feira, 20 de setembro, onde assistir ao vivo e horários

Fifa e OMS lançam campanha de conscientização sobre os riscos de concussão no futebol

Jogos de quinta-feira, 19 de setembro, onde assistir ao vivo e horários

Com presença de Beckham, Tom Brady e Ryan Reynolds 'se enfrentam' como donos em jogo na Inglaterra