Esporte

Alvo do Corinthians, Tite anuncia pausa na carreira por tempo indeterminado

Técnico de 63 anos, que estava próximo de retornar ao Timão, diz que corpo deu sinais de alerta e optou por pausa

Tite:  (MAURO PIMENTEL/AFP/Getty Images)

Tite: (MAURO PIMENTEL/AFP/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 22 de abril de 2025 às 09h31.

Última atualização em 22 de abril de 2025 às 09h50.

Tudo sobreCorinthians
Saiba mais

Em uma reviravolta que surpreendeu torcedores e dirigentes, Tite comunicou, nesta terça-feira, 22, que fará uma pausa por tempo indeterminado na carreira de treinador. A decisão ocorre em meio às expectativas de seu possível retorno ao Corinthians, clube com o qual conquistou o Mundial de Clubes em 2012 e que buscava substituto para Ramón Díaz.

O treinador, de 63 anos, afirmou que o afastamento é necessário para cuidar de sua saúde física e mental. Desde a saída do Flamengo, em setembro, após um ciclo marcado por críticas ao desempenho da equipe, o nome de Tite foi ventilado em diversos clubes. Com o Timão, as conversas chegaram a avançar, mas a decisão pessoal falou mais alto.

Saúde mental como prioridade

"Entendi que existem momentos em que é preciso compreender que, como ser humano, posso ser vulnerável", afirmou Tite em comunicado oficial. Ele destacou que a escolha veio após conversas com a família e sinais do próprio corpo. “Decidi que o melhor a fazer agora é interromper minha carreira para cuidar de mim pelo tempo que for preciso.”

A pausa interrompe negociações com o Corinthians, que esperava contar com o técnico ainda neste semestre. O clube agora precisará redefinir sua estratégia de comando técnico em meio à temporada.

Tite é um dos técnicos mais vitoriosos da história recente do futebol brasileiro. Além do título mundial com o Corinthians, foi o comandante da seleção brasileira nas Copas de 2018 e 2022. Apesar da pressão e das eliminações, é lembrado por reformular o time nacional e por sua postura ética fora de campo.

O afastamento, ainda sem prazo definido, levanta discussões sobre saúde mental no futebol, especialmente em um cenário de cobranças intensas e expectativas constantes. Tite, como já fez outras vezes, lidera pelo exemplo — desta vez, longe das quatro linhas.

Veja a íntegra do comunicado de Tite

"O técnico Tite anuncia uma pausa na carreira por tempo indeterminado para cuidar de sua saúde mental e física.

"Entendi que existem momentos em que é preciso compreender que, como ser humano, posso ser vulnerável e admitir isso certamente irá me tornar mais forte.

Sou um apaixonado pelo que faço e assim seguirei sendo, mas conversando com minha família e observando os sinais que meu corpo estava emitindo, decidi que o melhor a fazer agora é interromper minha carreira para cuidar de mim pelo tempo que for preciso.

Como se tornou público, havia uma conversa em andamento com o Corinthians, mas ela precisará ser paralisada por uma decisão difícil, mas necessária.

Um abraço a todos"

Acompanhe tudo sobre:CorinthiansFutebolCBFSeleção Brasileira de Futebol

Mais de Esporte

Real Madrid oficializa a saída de Carlo Ancelotti 11 dias após a CBF

Jogos de hoje, sexta-feira, 23 de maio, onde assistir ao vivo e horários

Neymar volta após lesão, mas Santos é eliminado pelo CRB na Copa do Brasil 2025