ESG

UE e Bill Gates vão investir US$ 1 bilhão em tecnologias de baixo carbono

A parceria faria a Breakthrough Energy, fundada por Gates, usar capital privado e fundos filantrópicos para igualar o financiamento fornecido pela UE

Bill Gates: os investimentos se concentrarão em projetos de larga escala para reduzir o custo das tecnologias e incluirão subvenções e outros instrumentos financeiros (Takaaki Iwabu/Bloomberg)

Bill Gates: os investimentos se concentrarão em projetos de larga escala para reduzir o custo das tecnologias e incluirão subvenções e outros instrumentos financeiros (Takaaki Iwabu/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 2 de junho de 2021 às 15h59.

A União Europeia e um programa de investimento em energia fundado por Bill Gates planejam levantar até 1 bilhão de dólares para lançar as tecnologias de baixo carbono no quais a Europa está apostando para cumprir suas metas de mudança climática, disse a Comissão Europeia nesta quarta-feira.

A parceria faria a Breakthrough Energy, fundada por Gates, usar capital privado e fundos filantrópicos para igualar o financiamento fornecido pela UE. O objetivo é levantar juntos o equivalente a 1 bilhão de dólares, de 2022 a 2026.

O apoio terá como alvo o hidrogênio produzido a partir de energia renovável, combustíveis de aviação sustentáveis, tecnologia para sugar CO2 da atmosfera e armazenamento de energia de longa duração, disse a Comissão.

Essas tecnologias são vistas como críticas para reduzir as emissões de grupos como a indústria pesada e a aviação, mas caras demais para serem ampliadas sem suporte e competir com alternativas mais baratas de combustíveis fósseis.

"A descarbonização da economia global é a maior oportunidade de inovação já vista no mundo", disse Gates em um comunicado, acrescentando que a Europa terá um papel "crítico" graças à sua ambição climática e liderança em ciência e tecnologia.

"O mundo não pode esperar que as tecnologias se desenvolvam por conta própria", disse a Comissão. A UE prometeu eliminar as suas emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.

Os investimentos se concentrarão em projetos de larga escala para reduzir o custo das tecnologias e incluirão subvenções e outros instrumentos financeiros.

  • Fique por dentro das principais tendências das empresas ESG. Assine a EXAME.
Acompanhe tudo sobre:Bill GatesEmissões de CO2EuropaPegada de carbono

Mais de ESG

Após lançamento em Austin, Tesla mira Nevada para ampliar serviço de robotáxis

'Desquerida'? Ação da WEG toca mínima do ano após balanço e apaga ganhos recentes

Ibovespa fecha em alta com impulso de Petrobras e bancos

Tesla (TSLA) reporta a maior queda nas receitas trimestrais em mais de uma década