ESG

Apresentado por AMBIPAR

Softwares ajudam empresas a melhorar indicadores ESG

Tecnologias da Ambipar permitem que companhias dos mais diversos setores façam uma melhor gestão de risco e fiquem por dentro das normas ambientais

Prevenção e atendimento de emergência: especialistas da Ambipar alertam agentes da Polícia Rodoviária Federal sobre procedimentos a ser adotados pela primeira pessoa que chega ao local de um acidente (Ambipar/Divulgação)

Prevenção e atendimento de emergência: especialistas da Ambipar alertam agentes da Polícia Rodoviária Federal sobre procedimentos a ser adotados pela primeira pessoa que chega ao local de um acidente (Ambipar/Divulgação)

e

exame.solutions

Publicado em 7 de abril de 2021 às 09h00.

Última atualização em 28 de abril de 2021 às 11h48.

Mensurar riscos e acompanhar mudanças na legislação que possam impactar nos negócios é premissa para que qualquer companhia esteja em compliance. Mas, são poucas as empresas que conseguem fazer isso diante da complexidade da legislação brasileira. “Temos mais de 75.000 leis só relacionadas a questões ambientais”, destaca Onara Lima, diretora de sustentabilidade da Ambipar, multinacional líder em gestão ambiental.

O cenário se torna ainda mais complexo considerando a quantidade de normas publicadas durante a pandemia, além de leis nas esferas federais, estaduais e municipais relacionadas ao universo ESG (Environmental, Social and Governance), como segurança do trabalho, responsabilidade social e segurança da informação.

LIA, um robô especialista em risco legal

A boa notícia é que companhias dos mais diversos setores estão conseguindo atuar com mais segurança, eficiência e transparência graças a softwares que usam a inteligência artificial para ajudar gestores a atingir metas de compliance, identificando onde estão os maiores gargalos e riscos do negócio, frente ao universo legal, para uma tomada de decisão mais assertiva.

É o caso do LIA, um software especialista em legislação com risco legal capaz de alertar as empresas sobre obrigações legais e priorizá-las frente às penalidades que elas podem vir a sofrer caso descumpra as normas. O software também aponta onde priorizar investimentos. “Normas de licenciamento, segurança sanitária, transporte de resíduos... as empresas precisam saber qual é o maior gargalo dentro do negócio para quantificar o prejuízo que um deslize pode ter para a imagem delas. Tornamos esse risco palpável”, explica Daniela Cavalcante, CEO Verde Ghaia.

Comprada no ano passado pela Ambipar, a empresa desenvolveu uma metodologia própria, que leva em consideração especificidades de cada negócio, uma vez que o risco de mineradora, por exemplo, é diferente de um banco ou de uma indústria de alimentos. “A procura por esse tipo de ferramenta executiva vem crescendo por conta da reação do mercado financeiro e também da busca das empresas por transparência e competitividade”, diz Daniela. “O que aconteceu lá atrás com o ISO está acontecendo agora e quem não se atentar aos requisitos de ESG: estará fadado ao fracasso”, reforça a executiva.

Comprada no ano passado pela Ambipar, a empresa desenvolveu uma metodologia própria, que leva em consideração especificidades de cada negócio, uma vez que o risco de uma mineradora, por exemplo, é diferente de um banco ou de uma indústria de alimentos. “A procura por esse tipo de ferramenta executiva vem crescendo por conta da reação do mercado financeiro e também da busca das empresas por transparência e competitividade”, diz Daniela. “O que aconteceu lá atrás com o ISO está acontecendo agora e quem não se atentar aos requisitos ESG estará fadado ao fracasso”, reforça a executiva.

Do mapeamento à ação

Com mais de 10.000 clientes atendidos, a Ambipar acaba fazendo não só a identificação das normas, bem como do risco legaldos negócios de seus clientes para que eles atuem em conformidade e saiba priorizar a tomada de decisão, como a gestão de licenças obrigatórias. “Hoje, grande parte das empresas ainda utiliza o Excel para o controle de documentos que licenciam a atividade da organização. Isso é um grande atraso e um risco para a operação dos negócios”, alerta Onara.

Líder no segmento de greentech – empresas de tecnologia com foco em sustentabilidade –, a Ambipar vai além da prevenção e também se destaca na entrega de soluções. “Temos uma base de operação especializada em ajudar nossos clientes a cumprirem os requisitos legais. Se eu identifico um risco no transporte de produtos, por exemplo, consigo entregar apoio logístico para cuidar do trajeto e do transporte”, explica Onara.

A Ambipar mantém, ainda, 150 bases localizadas estrategicamente em todo o mundo com profissionais capacitados para minimizar qualquer tipo de impacto que possa causar prejuízos ao meio ambiente ou à imagem de uma empresa. “Nossa equipe está preparada para atendimentos de emergência em casos críticos como o tombamento de um caminhão com produto químico”, diz Onara. Só no ano passado, foram mais de 7.000 emergências atendidas. E é assim, com mapeamento, prevenção e preparação, que a Ambipar vem conseguindo entregar todas as respostas que uma empresa precisa em termos de ESG. “É nossa responsabilidade social ajudar nossos clientes a atuarem com coerência e segurança, atendendo a todos os requisitos,sejam eles ambientais, sociais ou de governança”, diz Onara.

Clique aqui para saber mais sobre o trabalho da Ambipar.

Acompanhe tudo sobre:SustentabilidadeInovaçãoAmbipar

Mais de ESG

Qual o impacto da queda da MP alternativa ao IOF no mercado financeiro?

Amazon vai vender medicamentos controlados em máquinas eletrônicas nos EUA

Governo lança 3º leilão do Eco Invest Brasil com proteção cambial para atrair capital estrangeiro

Biocombustíveis de açaí e babaçu são alternativa viável ao petróleo no Pará, defendem especialistas