ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Sodexo reduz emissões em quase 30% com programa de combate ao desperdício de alimentos

O WasteWatch é uma iniciativa global e foi adotada pela empresa de alimentação para promover a gestão de resíduos e sobras de alimentos em mais de 1.400 restaurantes no Brasil

O programa permite que chefs e cozinheiros implementem estratégias para aproveitar integralmente os ingredientes nos restaurantes, aumentando a eficiência e reduzindo os custos da operação (Getty Images)

O programa permite que chefs e cozinheiros implementem estratégias para aproveitar integralmente os ingredientes nos restaurantes, aumentando a eficiência e reduzindo os custos da operação (Getty Images)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 23 de dezembro de 2024 às 08h00.

Última atualização em 23 de dezembro de 2024 às 14h07.

Em um Brasil em que 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano, a Sodexo quer reverter esse cenário com o WasteWach: um programa global de combate ao desperdício e que também vai de encontro ao compromisso da empresa em promover uma alimentação mais sustentável.

Desde que foi implementada em mais de 1400 restaurantes espalhados pelo Brasil, a iniciativa de gestão de resíduos já traz resultados expressivos: 1.014 toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidas na atmosfera e a companhia teve uma redução de 27% nas suas emissões.

Isto representaria o mesmo benefício que 46 mil árvores plantadas, em uma área equivalente a 64 campos de futebol.

Ao todo, foram 2 mil toneladas evitadas de desperdício -- o equivalente a 3,7 milhão de refeições poupadas de irem para o lixo e que ajudam a reverter o cenário de insegurança alimentar e impulsionar o consumo consciente, segundo a Sodexo.

Na prática, o programa permite que as equipes da companhia capturem de forma rápida e fácil os dados de resíduos de alimentos. Por meio de um sistema de pesagem rigorosa, é possível identificar os níveis de desperdício em diferentes etapas da cadeia alimentar, desde cascas e sementes até sobras em pratos e áreas de exposição.

Dessa forma, os dados permitem que chefs e cozinheiros implementem estratégias para aproveitar integralmente os ingredientes, aumentando a eficiência e reduzindo os custos da operação.

Marina Prevedello, gerente da plataforma Food da Sodexo On-site Brasil, destacou em nota o papel do programa em aumentar a conscientização ambiental e contribuir para um sistema alimentar global mais sustentável. “Promovemos campanhas para engajar colaboradores e consumidores, mostrando como pequenas ações podem reduzir impactos ambientais e melhorar a saúde das pessoas”, disse.

No caso de resíduos que não podem ser aproveitados (como algumas sobras em pratos), estes são destinados para a compostagem ou biodigestores, visando não poluir o ambiente e gerar adubo.

Além de reduzir perdas, o programa aumenta o valor nutricional das refeições, aproveitando partes dos alimentos frequentemente descartadas, ressaltou o Sodexo.

Acompanhe tudo sobre:ESGSustentabilidadeAlimentaçãoAlimentos

Mais de ESG

Após privatização, Emae lança projeto de corredor ecológico em São Paulo

Trump abre caminho para Brasil assumir protagonismo ambiental, diz Barroso em Davos

Brasil registra aumento de 79% na área queimada em 2024

Quem é Ana Toni, CEO da COP30 que atuará com André do Lago?