ESG

Rock in Rio: do que são feitas as embalagens sustentáveis do Ifood e Suzano

As embalagens utilizadas no Rock In Rio retornam como matéria-prima para o processo produtivo sendo utilizadas para a fabricação de novos produtos. Ideia é também ampliar o uso em restaurantes parceiros

Embalagem da Suzano e Ifood para o Rock in Rio (//Divulgação)

Embalagem da Suzano e Ifood para o Rock in Rio (//Divulgação)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 31 de agosto de 2022 às 10h00.

Última atualização em 31 de agosto de 2022 às 10h18.

Como delivery oficial do Rock in Rio Brasil 2022, a plataforma de entregas iFood e a fabricante de papel e celulose Suzano vão disponibilizar mais de 230 mil embalagens sustentáveis, feitas de papel 100% reciclável, com matéria-prima de fonte renovável, biodegradável e livre de plástico.

Receba gratuitamente a newsletter da EXAME sobre ESG. Inscreva-se aqui

As embalagens serão utilizadas na área de alimentação do festival, a Gourmet Square, e para garantir a circularidade todos os resíduos recolhidos serão destinados para a reciclagem e reutilizados como matéria-prima para confecção de outros itens.

"Nosso foco está em encontrar soluções sustentáveis que substituam o plástico no delivery e essa embalagem é a materialização disso e o Rock in Rio é o palco ideal para estimular, com diferentes públicos, a importância da circularidade, da redução do uso de plástico e de um consumo cada vez mais consciente. Além disso, desenvolvemos soluções no app do iFood para reduzir o envio de plástico nos pedidos e investimos em projetos de reciclagem para atingir nosso compromisso de zerar a poluição plástica das nossas operações em 2025", diz André Borges, head de sustentabilidade do iFood.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do iFood Regenera, programa de metas ambientais do iFood, que trabalha para zerar a poluição plástica nas operações de delivery e neutralizar a emissão de carbono até 2025. Segundo o iFood, a medida é um ponto de partida para implantação das embalagens no delivery.

"Além das mais de 230 mil embalagens sustentáveis que irão para o Rock in Rio, estamos destinando outras 61 mil unidades para alguns restaurantes começarem a implantar na sua cadeira produtiva. A intenção é que o projeto ganhe a aderência dos  restaurantes parceiros para ampliar o uso de embalagens sustentáveis no delivery", afirma Borges.

A ação no Rock in Rio também reforça um dos compromissos da Suzano em oferecer, até 2030, 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, desenvolvidos a partir da biomassa de eucalipto, para substituir plásticos e outros derivados do petróleo.

“Nosso propósito é ‘Renovar a vida a partir da árvore’, oferecendo soluções positivas não somente para a sociedade, quanto para o meio ambiente, e temos fortalecido nosso objetivo por meio de parceiros que seguem na mesma direção. A Suzano está no Rock in Rio para provocar o consumidor final a refletir sobre a importância das suas escolhas e reforçar o protagonismo de cada um na construção de um futuro sustentável”, diz Fabio Almeida, diretor executivo da Unidade de Papel e Embalagem da Suzano.

Para incentivar o descarte correto das embalagens de papel, a Suzano terá seis máquinas de coleta com telas touch screen indicando o passo a passo de como realizar o descarte. Todas as embalagens de papel utilizadas no festival estarão identificadas por um código de barras e, para ganhar brindes exclusivos, o público deve fazer o descarte correto de uma Embalagem do Futuro ou um copo de papel da Suzano, ambos feitos com o BlueCup Bio ® - produto da linha de papelcartão da companhia feito de fonte renovável - juntamente com outro resíduo de papel nas máquinas.

No fim do evento, todas as embalagens coletadas serão destinadas ao tratamento correto para iniciar o processo de reciclagem. Com isso, as embalagens utilizadas no Rock In Rio retornam como matéria-prima para o processo produtivo sendo utilizadas para a fabricação de novos produtos que retornam para as mãos dos consumidores.

O desenvolvimento das embalagens começou há um ano, quando as empresas lançaram o Desafio Embalagem do Futuro, que incentivava o desenvolvimento de projetos de embalagens para entregas de alimentos à domicílio produzidas a partir do uso exclusivo papel Bluecup Bio®.

O produto, que é 100% nacional, é revestido com resina biodegradável à base de água e livre de plásticos. A matéria-prima é de fibras virgens de florestas renováveis de eucalipto, que possuem baixa absorção lateral sem transferência de odor ou gosto para os alimentos.

A Suzano também oferecerá 70 mil copos de papel ao público presente no festival nos quatro bebedouros espalhados pelo evento. A entrega dos copos será feita por promotores que também indicarão o descarte correto do produto após o uso.

 

Acompanhe tudo sobre:iFoodPapel e CeluloseRock in RioSustentabilidadesuzano

Mais de ESG

Brasil destinou apenas 3% do orçamento para prevenção e mitigação de desastres na última década

Poupança x Tesouro Selic: qual rende mais com R$ 1.000 em 1 mês?

O que é uma operação de investimento intraday?