ESG

Reino Unido faz parceria com Bill Gates para investir em tecnologia verde

De acordo com o governo britânico, a parceria entre Boris Johnson e Bill Gates deve garantir 200 milhões de libras em investimentos

 (Anadolu Agency / Getty Images/Getty Images)

(Anadolu Agency / Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de outubro de 2021 às 07h23.

O governo do Reino Unido anunciou nesta terça, 19, uma nova parceria com o Catalisador de Energia Revolucionária, do empresário Bill Gates, para uma iniciativa de 400 milhões de libras, com o objetivo de impulsionar tecnologia verde por todo o país.

A EXAME na COP26: acompanhe a cobertura da conferência mais importante do ano direto de Glasgow, na Escócia

De acordo com o governo britânico, a parceria entre o premiê Boris Johnson e o fundador da Microsoft deve garantir 200 milhões de libras em investimentos do setor privado para acelerar o desenvolvimento de tecnologias climáticas de ponta, necessárias para zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

"Catalyst é um novo modelo de parceria público-privada que reúne negócios, governadores, filantropistas e indivíduos para investir em tecnologias críticas para o clima", diz o governo britânico, em comunicado. O programa focará em quatro áreas: hidrogênio verde, estoque de energia no longo prazo, combustíveis sustentáveis para aviação e capturação direta do ar.

"Só alcançaremos nossos objetivos ambiciosos para o clima se rapidamente expandirmos as novas tecnologias em áreas como hidrogênio verde e combustíveis de aviação sustentáveis", disse Jhonson, em nota, "Tecnologias que pareciam impossíveis há apenas alguns anos".

Ao menos 200 milhões de libras já estavam destinadas para o desenvolvimento, demonstração e aprimoramento de projetos britânicos nesta área, como parte do chamado "portfólio líquido de inovação zero", segundo o governo. Tal portfólio consiste em um fundo de 1 bilhão de libras para acelerar a comercialização de tecnologias de baixo carbonos, sistemas e modelos de negócios em energia, construções e indústria.

Acompanhe tudo sobre:Bill GatesReino UnidoSustentabilidade

Mais de ESG

Cogna reduz em 72% prejuízo no 3º tri com crescimento de Kroton e já mira dividendos em 2025

Dona da Jeep, Stellantis enfrenta crise e corta mais de mil empregos nos EUA

ADRs de empresas chinesas têm queda no pré-mercado dos EUA após anúncio de pacote

IPCA, pacote fiscal, China, repercussão do Fomc e de Petrobras: o que move o mercado