ESG

Reino Unido faz parceria com Bill Gates para investir em tecnologia verde

De acordo com o governo britânico, a parceria entre Boris Johnson e Bill Gates deve garantir 200 milhões de libras em investimentos

 (Anadolu Agency / Getty Images/Getty Images)

(Anadolu Agency / Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de outubro de 2021 às 07h23.

O governo do Reino Unido anunciou nesta terça, 19, uma nova parceria com o Catalisador de Energia Revolucionária, do empresário Bill Gates, para uma iniciativa de 400 milhões de libras, com o objetivo de impulsionar tecnologia verde por todo o país.

A EXAME na COP26: acompanhe a cobertura da conferência mais importante do ano direto de Glasgow, na Escócia

De acordo com o governo britânico, a parceria entre o premiê Boris Johnson e o fundador da Microsoft deve garantir 200 milhões de libras em investimentos do setor privado para acelerar o desenvolvimento de tecnologias climáticas de ponta, necessárias para zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

"Catalyst é um novo modelo de parceria público-privada que reúne negócios, governadores, filantropistas e indivíduos para investir em tecnologias críticas para o clima", diz o governo britânico, em comunicado. O programa focará em quatro áreas: hidrogênio verde, estoque de energia no longo prazo, combustíveis sustentáveis para aviação e capturação direta do ar.

"Só alcançaremos nossos objetivos ambiciosos para o clima se rapidamente expandirmos as novas tecnologias em áreas como hidrogênio verde e combustíveis de aviação sustentáveis", disse Jhonson, em nota, "Tecnologias que pareciam impossíveis há apenas alguns anos".

Ao menos 200 milhões de libras já estavam destinadas para o desenvolvimento, demonstração e aprimoramento de projetos britânicos nesta área, como parte do chamado "portfólio líquido de inovação zero", segundo o governo. Tal portfólio consiste em um fundo de 1 bilhão de libras para acelerar a comercialização de tecnologias de baixo carbonos, sistemas e modelos de negócios em energia, construções e indústria.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoSustentabilidadeBill Gates

Mais de ESG

Decisão do BoE, dados de emprego nos EUA e sondagem da CNI: o que move os mercados

Quantas pizzas seu salário compra? Bairro de SP tem média de 313 pizzas por mês, diz Índice Mozarela

Em Barcarena, parceria transforma caroço de açaí em energia limpa para abastecer indústria

Roche faz aposta bilionária e compra 89bio em corrida por remédios contra obesidade