Patrocínio:
Parceiro institucional:
Com o uso dos créditos de reciclagem e a introdução do papel-cartão Vitacycle, que contém 40% de fibras recicladas pós-consumo, a RD Saúde visa migrar gradualmente as embalagens da Needs (Divulgação/RD Saúde)
Repórter de ESG
Publicado em 27 de janeiro de 2025 às 17h52.
Última atualização em 31 de janeiro de 2025 às 09h29.
A RD Saúde, dona das redes Raia e Drogasil, fechou um acordo pioneiro com a fabricante de papel Papirus e adquiriu 266,9 toneladas de créditos de reciclagem para compensar o impacto das embalagens utilizadas em produtos da sua linha Needs.
Uma de suas submarcas é a Needs Natos, fundada em 2024 da junção das palavras “natureza” e “atos”, com o intuito de ser sustentável e utilizar ativos e ingredientes naturais nos cosméticos.
Esta é a primeira operação do mercado de créditos de reciclagem entre uma companhia de celulose e o varejo farmacêutico, em parceria com cleantech Polen, já parceira da Papirus em outras iniciativas de logística reversa.
Desde 2022, a RD Saúde e a Papirus já atuavam juntas no desenvolvimento de um projeto de economia circular para a linha de produtos naturais Natz, a partir do reaproveitamento de embalagens usadas. A parceria foi estendida para o lançamento da Needs Natos, que também utiliza o papel reciclado.
Com a aquisição dos créditos, a RD destaca que não apenas atenderá às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos de recuperação de 30% do material das embalagens colocadas no mercado em cada estado do Brasil, como também irá compensar 100% do impacto ambiental da linha Needs.
Com o uso dos créditos de reciclagem e a introdução do papel-cartão Vitacycle®, que contém 40% de fibras recicladas pós-consumo, a RD Saúde visa migrar gradualmente as embalagens de sua marca própria. Até 2030, a empresa planeja que 40% delas referentes a suas marcas exclusivas sejam de origem reciclada.
Camila Margelo, gerente de Marcas Próprias da RD Saúde, ressalta que cada embalagem comercializada passa pela reciclagem. Atualmente, a rede também mantem um programa de descarte consciente, que conta com pontos de descarte de medicamentos, materiais e bulas em todas as lojas.
Para a Papirus, o novo acordo é bastante significativo. “Este projeto uniu a Papirus e a RD Saúde com o objetivo de aumentar os índices de sustentabilidade das marcas comercializadas pela rede, dentro de um processo completo de circularidade”, destacou em nota Ricardo Dugo, analista de ESG da Papirus.
A Papirus é a única fabricante de papel no Brasil certificada como Empresa B e a única que comercializa créditos de reciclagem. O programa Papirus Circular rastreia a origem dos resíduos reciclados com apoio da Polen, utilizando dados em tempo real e um sistema que conecta o consumidor à história da embalagem por meio de um QR Code.
A estratégia beneficia cooperativas de catadores, gráficas, marcas e consumidores, promovendo impactos sociais e ambientais positivos, destaca a marca.