Apoio:
Parceiro institucional:
Pela diversidade, empresas flexibilizam critérios como inglês e intercâmbio na hora de contratar jovens (Getty/Getty Images)
Repórter de ESG
Publicado em 5 de outubro de 2023 às 10h58.
O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) anuncia o lançamento do Radar CEERT, uma ferramenta para que as empresas analisem seu comprometimento com a diversidade racial, de gênero, etária, por escolaridade, renda, entre outros, em comparação aos dados nacionais.
Ao acessar a plataforma, um usuário que trabalha no setor hoteleiro, por exemplo, poderá descobrir se a proporção de brancos e negros na sua empresa é maior ou menor em relação ao mesmo segmento na cidade, no estado e no país. A pessoa conseguirá pesquisar também se a diferença salarial na profissão corresponde à mesma possível distorção na organização onde atua, fazendo um recorte por gênero, raça, faixa etária, pessoas com deficiência e outras variáveis.
Para desenvolver a plataforma, a área de pesquisas e metodologias do CEERT levantou os dados de 87 macro setores da economia (como serviços, financeiros, comunicação, seguradora, agência de publicidade, produtos farmacêuticos etc.), considerando os aspectos que possam sugerir baixa representatividade de públicos, como jovens, negros, mulheres e pessoas com deficiência, por exemplo.
Algumas variáveis se subdividem, como na categoria “Força de Trabalho”, que apresenta dados sobre pessoas desocupadas, força de trabalho residente, rendimentos, pessoas ocupadas, pessoas desalentadas, pessoas subutilizadas e pessoas empregadas no setor econômico formal. “Nosso objetivo é entregar indicadores que possam subsidiar o debate sobre a diversidade e a equidade racial no mercado de trabalho, em formato simples e acessível”, diz Mário Rogério, diretor de Diagnóstico e Indicadores do Ceert.
O Radar CEERT é fruto de um trabalho de curadoria, produção e análise estatística a partir de microdados anuais das mais recentes Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (PNAD Continua), do IBGE, e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. “Realizar comparações da sua realidade com a do perfil regional populacional e setorial pode orientar as empresas a traçar planos estratégicos visando maior diversificação dos seus públicos”, diz Mário.
Segundo ele, as empresas que desejarem outros recortes ou pesquisas mais detalhadas poderão encomendar estudos customizados ao Ceert para compreender como estão no quesito de diversidade. "A plataforma é gratuita e só haverá um custo caso a empresa/instituição queira um recorte mais específico".
A ferramenta é lançada nesta quinta-feira, 5, no evento Diálogos Antirracistas: Educação, Democracia e Equidade. Na segunda edição, o encontro visa debater o lugar da população negra na construção e defesa da democracia brasileira, considerando as práticas da educação antirracista e os caminhos para uma sociedade mais equânime.
“O objetivo do encontro é criar um espaço de compartilhamento e desenvolvimento de conhecimentos sobre diversas linhas temáticas. No decorrer da programação, foram incluídos painéis, rodas de conversa, oficinas temáticas e atrações artísticas, com a participação de especialistas, coletivos e organizações da sociedade civil”, explica Daniel Teixeira, diretor-executivo do Ceert.