ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd
Afya Cinza
Copasa Cinza
Danone Cinza
Ypê cinza

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Programa da IVECO promove inclusão de mulheres no transporte de carga

Iniciativa "Caminhos para elas" entra em segunda fase com a capacitação de 40 novas motoristas; Inscrições abrem neste sábado (8)

Atualmente, as mulheres são apenas 3,4% no volante de veículos pesados  (Getty Images)

Atualmente, as mulheres são apenas 3,4% no volante de veículos pesados (Getty Images)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 8 de março de 2025 às 14h00.

A IVECO,  fabricante global de veículos comerciais e industriais, expande o programa Caminhos para Elas, visando aumentar a participação feminina no transporte de cargas.

Em 2025, a iniciativa realizada em parceria com a SEST SENAT entra em sua segunda fase e quer capacitar 40 novas motoristas. As inscrições abrem neste sábado (8), quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

Lançado no ano passado, a primeira edição do projeto formou 17 caminhoneiras e envolveu cerca de 200 participantes em eventos que promoveram o debate sobre equidade de gênero no setor. Atualmente, apenas 3,4% delas estão no volante de veículos pesados. 

As aulas começam em 5 de maio e a seleção das mulheres irá considerar a demanda por motoristas em cinco cidades: Campinas (SP), Porto Alegre (RS), São Luís (MA), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

As interessadas devem se inscrever no site do programa até 23 de março. 

Nova plataforma gratuita de qualificação

Além do avanço no programa, a montadora lança a IVECO Academy Social, uma plataforma gratuita de capacitação para profissionais do transporte. O projeto oferecerá cursos EAD para motoristas, mecânicos e vendedores, com suporte em gestão financeira, atendimento psicológico e habilitação profissional.

A plataforma visa atender à crescente demanda por mão de obra qualificada e se conecta ao mercado de trabalho por meio de uma plataforma de vagas. Segundo o Fórum Econômico Mundial, os serviços de transporte e entrega estão entre as profissões que mais devem crescer até 2030.

“A IVECO Academy Social amplia nosso compromisso com o desenvolvimento profissional e social, alinhado aos pilares socioambientais do grupo”, disse Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Acompanhe tudo sobre:ESGSustentabilidadeMulheresDia Internacional da MulherDiversidadeSetor de transporte

Mais de ESG

Com Copa Feminina no Brasil, iniciativa busca legado socioambiental de megaeventos esportivos

Portugal decreta estado de alerta com calor extremo de até 45°C e risco máximo de incêndios

Comunicação para transformar a relação das pessoas com a natureza

A justiça climática tem rosto de mulher