ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Presidente da COP28 diz que respeita a ciência climática

Sultan Ahmed Al Jaber reconheceu que as emissões globais de gases do efeito estufa devem ser reduzidas em 43% até 2030

O presidente da COP28, Sultan Ahmed Al Jaber (AFP/AFP)

O presidente da COP28, Sultan Ahmed Al Jaber (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 08h26.

Última atualização em 4 de dezembro de 2023 às 11h10.

O presidente da COP28, Sultan Ahmed Al Jaber, afirmou nesta segunda-feira que respeita as recomendações científicas sobre a mudança climática e pediu a redução de 43% das emissões dos gases do efeito estufa até 2030.

"Nós estamos aqui porque acreditamos e respeitamos muito a ciência", disse Jaber em uma entrevista coletiva, após o vazamento de um vídeo em que teria questionado se para atingir a neutralidade em emissões de carbono é imprescindível eliminar os combustíveis fósseis. "Tudo em que esta presidência tem trabalhado, e continua trabalhando, está focado e centrado na ciência", disse Jaber.

Redução do efeito estufa

O presidente da COP28 reconheceu que as emissões globais de gases do efeito estufa devem ser reduzidas em 43% até 2030, como parte dos esforços para alcançar a meta de neutralidade e limitar o aquecimento a 1,5ºC na comparação com a era pré-industrial.

O jornal britânico The Guardian publicou um vídeo no domingo que mostra uma conversa exaltada de Jaber com a ex-primeira-ministra irlandesa Mary Robinson durante um fórum virtual.

"Não estou de forma alguma aderindo a uma discussão alarmista", disse Jaber na conferência online 'SHE Changes Climate', em 21 de novembro.

"Sou factual e respeito a ciência, e não existe nenhuma ciência, ou nenhum cenário, que diga que a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis é o que vai conseguir 1,5º C", acrescentou o presidente da COP28.

Veja também mais notícias sobre a COP28

Acompanhe tudo sobre:COP28

Mais de ESG

Dan Ioschpe é escolhido para ser Campeão do Clima da COP30

Por cartel de reciclagem, montadoras são multadas pela Comissão Europeia

Em decisão unânime, Unicamp aprova sistema de cotas para pessoas trans

Natura usa drones com IA para mapear biodiversidade da Amazônia em tempo recorde