Patrocínio:
Parceiro institucional:
Os interessados podem se inscrever ou ser indicados até o dia 30 de abril e os vencedores serão divulgados no final de 2025. (Alistair Berg/Getty Images)
Repórter de ESG
Publicado em 18 de abril de 2025 às 08h00.
Quem está por trás de soluções sustentáveis em prol do planeta? O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) abriu oficialmente as inscrições para o Prêmio Campeões da Terra 2025, a mais alta honraria ambiental da ONU que reconhece indivíduos, organizações e governos pela sua atuação em prol da ação climática e impacto positivo.
Neste ano, o prêmio destaca ações inovadoras nas áreas de metano, edifícios e construção, resfriamento sustentável, qualidade do ar e restauração de florestas.
Os interessados podem se inscrever ou ser indicados até o dia 30 de abril e os vencedores serão divulgados no final de 2025. Segundo a ONU, o foco será naqueles que não só combatem as mudanças climáticas, como também geram benefícios diretos à saúde e ao bem-estar das populações.
2025 é crucial para a ação climática: são 10 anos do histórico Acordo de Paris e as expectativas estão altas para a Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP30), em Belém do Pará, quando os países devem revisar suas metas climáticas nacionais -- as conhecidas NDCs.
Sem medidas urgentes e coordenadas, especialistas alertam o planeta pode enfrentar um aumento de até 3,1°C nas temperaturas globais até o final deste século, muito acima do limite de aquecimento a 1,5°C acordado em Paris.
Desde sua fundação em 2005, a premiação já reconheceu 122 iniciativas. Os vencedores de edições anteriores incluem líderes mundiais, cientistas e organizações pioneiras no enfrentamento da emergência climática. Em 2024, entre os homenageados a Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, e a advogada de estavamdireitos indígenas, Amy Bowers Cordalis.
As indicações para o Prêmio Campeões da Terra 2025 estão abertas em quatro categorias: Liderança Política, Inspiração e Ação, Visão Empreendedora e Ciência e Inovação. Pessoas, organizações e entidades governamentais podem se inscrever até o final deste mês neste formulário.