ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Petrobras cria IA para identificar desvios de ativos e falhas de governança

Ferramenta Lê-AI interpreta documentos e registros para identificar casos de corrupção e ações antiéticas; tempo necessário para identificar suspeitas é 90% menor do que se feito por humanos

Programa lê e interpreta documentos e registros jurídicos, disponibilizando tabelas, resumos e respostas a questionamentos sobre as informações (Agência Petrobras/Divulgação)

Programa lê e interpreta documentos e registros jurídicos, disponibilizando tabelas, resumos e respostas a questionamentos sobre as informações (Agência Petrobras/Divulgação)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 7 de agosto de 2024 às 07h00.

A Petrobras lançou uma plataforma para identificar casos de falhas na governança, como desvio de dinheiro e enriquecimento ilícito. Por meio da ferramenta Lê-AI, que utiliza como base a inteligência artificial, o programa lê e interpreta documentos e registros jurídicos, disponibilizando tabelas, resumos e respostas a questionamentos sobre as informações.

O sistema tem sido utilizado para analisar casos de desvios financeiros, informando sobre as perdas de ativos da companhia. O sistema ainda permite que a equipe responsável pela identificação de desvios de conduta e corrupção monitore as ações antiéticas de pessoas e empresas, buscando recuperar as perdas da companhia.

Devido a facilidade de interpretar documentos jurídicos, muitos de difícil leitura, o tempo necessário para comprovar os desvios foi reduzido em 90%.

Mário Spinelli, diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, conta que antes a verificação era feita manualmente, o que demandava horas de análises para ter informações precisas. “Após a implementação do programa, houve uma economia importante do tempo despendido pela equipe responsável. Importante ressaltar que é uma tecnologia brasileira, desenvolvida integralmente pela Petrobras”, explica.

A ferramenta pode ler diferentes formatos de materiais e já tem sido aplicada em toda a empresa. “A ferramenta amplia nossa capacidade de identificar o patrimônio de terceiros devedores da Petrobras e de mapear eventuais casos de enriquecimento ilícito de empregados e gestores da companhia”, conta Spinelli.

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasGovernançaInteligência artificial

Mais de ESG

Sete novos projetos brasileiros ganham apoio global para acelerar descarbonização

Moda consciente: guia inédito quer orientar setor têxtil no uso de materiais sem impacto ambiental

'Enterro' da geleira Yala no Nepal evidencia crise climática nas montanhas

Desmatamento cai em todos os biomas brasileiros pela primeira vez em seis anos, aponta MapBiomas