ESG

Apoio:

Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
ONU_500X313 CBA
ONU_500X313 Afya
ONU_500X313 Pepsico
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Petrobras cria IA para identificar desvios de ativos e falhas de governança

Ferramenta Lê-AI interpreta documentos e registros para identificar casos de corrupção e ações antiéticas; tempo necessário para identificar suspeitas é 90% menor do que se feito por humanos

Programa lê e interpreta documentos e registros jurídicos, disponibilizando tabelas, resumos e respostas a questionamentos sobre as informações (André Motta de Souza / Agência Petrobras/Divulgação)

Programa lê e interpreta documentos e registros jurídicos, disponibilizando tabelas, resumos e respostas a questionamentos sobre as informações (André Motta de Souza / Agência Petrobras/Divulgação)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 7 de agosto de 2024 às 07h00.

A Petrobras lançou uma plataforma para identificar casos de falhas na governança, como desvio de dinheiro e enriquecimento ilícito. Por meio da ferramenta Lê-AI, que utiliza como base a inteligência artificial, o programa lê e interpreta documentos e registros jurídicos, disponibilizando tabelas, resumos e respostas a questionamentos sobre as informações.

O sistema tem sido utilizado para analisar casos de desvios financeiros, informando sobre as perdas de ativos da companhia. O sistema ainda permite que a equipe responsável pela identificação de desvios de conduta e corrupção monitore as ações antiéticas de pessoas e empresas, buscando recuperar as perdas da companhia.

Devido a facilidade de interpretar documentos jurídicos, muitos de difícil leitura, o tempo necessário para comprovar os desvios foi reduzido em 90%.

Mário Spinelli, diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, conta que antes a verificação era feita manualmente, o que demandava horas de análises para ter informações precisas. “Após a implementação do programa, houve uma economia importante do tempo despendido pela equipe responsável. Importante ressaltar que é uma tecnologia brasileira, desenvolvida integralmente pela Petrobras”, explica.

A ferramenta pode ler diferentes formatos de materiais e já tem sido aplicada em toda a empresa. “A ferramenta amplia nossa capacidade de identificar o patrimônio de terceiros devedores da Petrobras e de mapear eventuais casos de enriquecimento ilícito de empregados e gestores da companhia”, conta Spinelli.

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasGovernançaInteligência artificial

Mais de ESG

"Apenas 1% do que é anunciado nas Cúpulas do Clima chega nos povos indígenas", diz Sonia Guajajara

Indique Uma Preta: consultoria que nasceu no Facebook já impactou 27 mil profissionais negros

A COP29 está no limite e o fracasso não é uma opção, diz Guterres

O chamado de Gaia: o impacto da crise climática sobre as mulheres