ESG

Apoio:

Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
ONU_500X313 CBA
ONU_500X313 Afya
ONU_500X313 Pepsico
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Pacto Global - Rede Brasil realiza evento na COP29 para engajar empresas contra mudanças climáticas

Fomento de iniciativas e soluções baseadas na natureza é um dos objetivos do evento paralelo realizado nesta quarta-feira, 13; engajar empresas na antecipação da COP30 também é uma das metas da iniciativa

Além da programação na quarta-feira, a rede brasileira ainda promove outros dois eventos paralelos, nos dias 14 e 15 (Kiara Worth, UN Climate Change)

Além da programação na quarta-feira, a rede brasileira ainda promove outros dois eventos paralelos, nos dias 14 e 15 (Kiara Worth, UN Climate Change)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 11 de novembro de 2024 às 15h04.

Última atualização em 19 de novembro de 2024 às 10h25.

Tudo sobreCOP29
Saiba mais

Com o início nesta segunda-feira da 29ª Conferência das Partes sobre o Clima de Baku, no Azerbaijão, o Pacto Global – Rede Brasil começa a contagem regressiva até a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, no próximo ano.

A um ano do evento, a iniciativa busca preparar e engajar o setor privado para o melhor atingimento das metas climáticas.

Por isso, a rede brasileira do Pacto Global realiza um evento paralelo na COP29, chamado ‘Business & Climate Ambition’. A programação será realizada no dia 13 de novembro, em Baku. O intuito é fomentar iniciativas e soluções baseadas na natureza a partir do engajamento do setor privado no enfrentamento das emergências e mudanças climáticas.

São esperadas mais de 200 lideranças de empresas nacionais e internacionais de diversos setores, além de organizações não governamentais, pesquisadores e líderes globais, que discutirão o progresso das empresas na agenda climática.

A programação integra o programa Pacto Rumo à COP30, iniciativa do Pacto Global – Rede Brasil que mobiliza o setor empresarial por projetos colaborativos na mitigação, adaptação e financiamento contra às mudanças climáticas. A ação busca convocar empresas para construir uma abordagem colaborativa por resultados climáticos mais duradouros, de forma mais resiliente e sustentável.

Na data, a rede brasileira do Pacto Global também anunciará os cases dos movimentos Ambição Net Zero, Conexão Circular e +Água, parte da sua estratégia ambiental e climática para esta década, chamada Ambição 2030. Dois cadernos temáticos, voltados para a construção da justiça climática nos setores de saúde e moda e têxtil, serão ainda lançados no evento.

Mudanças climáticas e o setor privado

Além da programação na quarta-feira, a rede brasileira ainda promove outros dois eventos paralelos: no dia 14, o painel ‘Acelerando a descarbonização da Indústria e do Transporte no Brasil’, promovido com a Aya Earth Partners. O gerente-executivo de Meio Ambiente do Pacto Global no Brasil, Rubens Filho, estará presente.

Já no dia 15, sexta-feira, o evento será realizado em parceria com a rede colombiana do Pacto Global e com a equipe Race to Zero/Climate Champions. O tema do painel será 'A Jornada Justa e de Emissões Líquidas Zero da América Latina', e contará com a presença de Danielly Mello Freire, gerente de Clima do Pacto Global no Brasil.

Entre os temas que serão debatidos estão a captação de fundos climáticos para a transição verde, especialmente no Sul Global; o papel do setor privado no enfrentamento das mudanças climáticas; a expectativa para a realização da próxima COP no Brasil e o papel protagonista do país nas iniciativas verdes de recuperação do clima.

Flávia Martins, CMO e diretora de engajamento do Pacto Global – Rede Brasil, conta que a COP29 representa um marco importante para a iniciativa e para o setor privado pela expectativa da próxima Conferência das Partes, no próximo ano, no Brasil. “Ainda temos um longo caminho a percorrer para que o país demonstre, na prática e com exemplos concretos, seu potencial e sua vocação para liderar as discussões sobre a crise climática”, explica.

Para Martins, vir ao Azerbaijão é fundamental para traçar novos caminhos e possibilidades, colher insumos e trocar experiências que possam impulsionar o setor privado rumo à COP30.

O Pacto Global – Rede Brasil está presente nas Conferências da ONU sobre o clima desde 2018, incluindo seus debates na programação oficial da Blue Zone, pavilhão que concentra também as sessões plenárias, e a Green Zone, onde está concentrada a participação popular.

Acompanhe tudo sobre:COP29COP30Pacto Global da ONU no BrasilMudanças climáticasAzerbaijão

Mais de ESG

Rascunho atrasado e sem números: cresce temor sobre "COP do retrocesso"

COP29: países ricos se comprometem a parar de abrir centrais a carvão

Clima de tensão: Austrália e Turquia entram em impasse para sediar Cúpula do Clima em 2026

Entrevista: Racismo segue barrando ascensão econômica da população negra