ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd
Afya Cinza
Copasa Cinza
Danone Cinza
Ypê cinza

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

ONU confirma Belém como sede da COP-30 em 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou a informação em seu perfil do Twitter

COP26: após acordos anunciados, é preciso agir  (OLI SCARFF/AFP/Getty Images)

COP26: após acordos anunciados, é preciso agir (OLI SCARFF/AFP/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de maio de 2023 às 14h25.

Última atualização em 31 de maio de 2023 às 19h15.

A ONU confirmou nesta sexta-feira, 26, a cidade de Belém (PA) como sede da COP-30, marcada para novembro de 2025. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou a informação em seu perfil do Twitter.

A oficialização, feita em um vídeo ao lado do chanceler Mauro Vieira e do governador Helder Barbalho (MDB), vem em um momento de atrito entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e o Congresso Nacional, com o aval do Palácio do Planalto, que põe em risco a preservação ambiental no Brasil.

Segundo Lula, o interesse internacional na floresta e na sua preservação foi fator-chave para a escolha — de acordo com o presidente, em todas as COPs que foi presencialmente, "só se fala de Amazônia". O petista afirmou estar "convencido" de que será um grande evento e pôs o governo federal à disposição para ajudar o estado do Norte.

"Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia, só fala da Amazônia. E eu dizia assim: 'por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia", disse o presidente, afirmando que será "a melhor COP que já aconteceu no mundo".

Segundo Vieira, a Organização das Nações Unidas aprovou no último dia 18 de maio a realização da COP em Belém em novembro de 2025. A candidatura havia sido anunciada pelo então presidente eleito Lula em novembro do ano passado, cerca de duas semanas após o segundo turno, durante sua celebrada participação na 27ª edição do evento, no balneário egípcio de Sharm el-Sheikh.

"Será a primeira vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança de clima no Brasil e na cidade de Belém", disse o chanceler.

No vídeo de pouco mais de 3 minutos, Lula em seguida pergunta a Helder se o Pará está preparado para o o evento. O emedebista responde ao presidente afirmando ser uma "satisfação muito grande" celebrar o "privilégio" de realizar a cúpula — evento que reúne dezenas de milhares de autoridades, cientistas e membros da sociedade civil de todo o planeta.

"Aumenta a nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado e, acima de tudo, a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas da nossa região e, claro, o respeito ao meio ambiente", disse Helder, completando que o estado trabalha para mostrar que "a Amazônia está preparada para receber o planeta" e para a "construção do desenvolvimento sustentável".

A realização da conferência de 2025 já era dada como praticamente certa, frente aos esforços do governo federal para reposicionar o Brasil na diplomacia ambiental após quatro anos como pária durante a gestão anterior. O evento deste ano acontecerá em Dubai entre 30 de novembro e 12 de dezembro. O de 2024 ainda não tem lugar definido, mas a Austrália tem uma candidatura forte junto às ilhas vizinhas do Pacífico.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaCOP26Meio ambienteMês do ESG Exame

Mais de ESG

Mais de 11 milhões de brasileiros moram em áreas de proteção ambiental, mostra Censo

Copa do Mundo de 2026 será a mais poluente da história, revela estudo

Licenciamento ambiental: 'Quando apelidamos de PL da devastação, não há diálogo', diz Marcello Brito

Crédito de carbono: empresas multadas pelo IBAMA faturam US$ 15 Mi na Amazônia