ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Nova plataforma de IA reduz falhas e aumenta eficiência de usinas solares

A recém-lançada SolarCore, desenvolvida por dois empresários brasileiros, faz o monitoramento em tempo real do sistema de energia solar e é capaz de fazer previsões, tomar decisões e interagir

A energia solar representa cerca de 22% da matriz elétrica do Brasil e qualquer inatividade representa um prejuízo financeiro significativo (Divulgação)

A energia solar representa cerca de 22% da matriz elétrica do Brasil e qualquer inatividade representa um prejuízo financeiro significativo (Divulgação)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 13 de abril de 2025 às 08h00.

A energia solar ganha cada vez mais relevância na matriz energética brasileira e uma inovação promete transformar sua gestão e eficiência. Hoje, se consolida como a segunda maior fonte de energia do país: representa 22% da geração e está em plena expansão em 2025.

A SolarCore, plataforma recém-lançada pelos empresários Marcelo Maturano e João Maia, utiliza inteligência artificial para monitorar múltiplas usinas solares em tempo real, prevendo irregularidades antes que afetem a produção e ajudando na tomada de decisão.

No setor onde cada minuto de inatividade representa um enorme prejuízo financeiro, a nova tecnologia se apresenta como uma solução para um dos principais desafios das companhias: minimizar o downtime (quando o serviço está fora de operação) e ao mesmo tempo maximizar o retorno dos investimentos em energia renovável. 

Agentes de IA

O diferencial da plataforma está no uso de "agentes de inteligência artificial", sistemas que vão além da simples resposta a comandos e prompts, explicou Marcelo.

"Enquanto uma IA comum responde a perguntas, um sistema mais avançado é capaz de fazer previsões, tomar decisões e interagir", destacou o empresário, que também é CEO da Pró Energia, sediada em Teresópolis (RJ).

Os agentes não apenas detectariam problemas, mas propõem ações corretivas que podem ser implementadas diretamente através da plataforma. A cada dez minutos, relatórios atualizados são gerados, permitindo diagnósticos automáticos e emissão de alertas para equipes de manutenção, reduzindo drasticamente o tempo de resposta a falhas.

"Estamos garantindo integração estável com várias marcas. Além disso, a plataforma já se conecta ao Slack, ferramenta de tarefas amplamente utilizada em empresas, e em breve também será compatível com o WhatsApp", complementou Marcelo.

Para além do monitoramento técnico, a plataforma também calcula o retorno financeiro de cada projeto e fornece orientações específicas sobre como atuar em situações de falha, ajudando na relação entre integrador e cliente.

"Essa função tem a capacidade de transformar o pós-venda no setor solar", afirmou Marcelo, que vê na tecnologia uma forma de tornar mais fluida a comunicação com clientes.

Aplicação empresarial e residencial

Embora seja voltada principalmente para empresas do setor, a solução também pode monitorar paineis solares em residências. O acesso à plataforma requer inscrição e um suporte especializado, visando que os usuários possam aproveitar ao máximo seus recursos, dizem os empresários.

Acompanhe tudo sobre:ESGEnergia solarEnergia renovávelInteligência artificialTecnologia

Mais de ESG

Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos

Futuro mais sustentável: investimentos na segurança alimentar de crianças são a melhor aposta

Da assinatura às obras, entenda os próximos capítulos do saneamento no Pará

EXCLUSIVO: BrazilFoundation destinou R$ 30 milhões a projetos de impacto socioambiental em 2024