ESG

Mudanças climáticas e propaganda: relação é pouco óbvia para clientes

Na pesquisa global A Ascensão da Mídia Sustentável 59% dos entrevistados pretendem boicotar marcas que não tomem medidas positivas em relação às mudanças climáticas, mas poucos são os que associam o tema ao mercado de propaganda; veja estudo

Sustentabilidade afeta decisão dos consumidores, mas ainda há confusões sobre o tema, mostra pesquisa (Galeanu Mihai/Getty Images)

Sustentabilidade afeta decisão dos consumidores, mas ainda há confusões sobre o tema, mostra pesquisa (Galeanu Mihai/Getty Images)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 08h00.

As mudanças climáticas estão seriamente no radar dos consumidores ao redor do mundo, sendo que, nos próximos doze meses, 59% deles pretendem começar a boicotar as marcas que não tomam medidas positivas em relação ao tema. Além disso, 91% esperam que as empresas sejam mais transparentes e dê o exemplo sobre as ações positivas que fazem, conforme indica o relatório A Ascensão da Mídia Sustentável, promovido pela Dentsu International e a Microsoft Advertising a partir de pesquisa com mais de 24.000 pessoas de 19 países.

O comportamento do consumidor em relação às marcas se deve a preocupação que ele afirma ter de fato com as mudanças climáticas. Assim, 45% afirmam que considerariam marcas, empresas ou serviços alternativos mais sustentáveis do que as escolhas atuais. Além disso, 30% dos entrevistados dizem que estão dispostos a pagar mais por marcas que ofereçam alternativas sustentáveis.

No entanto, muitos consumidores não sabem por onde começar e se sentem sobrecarregados com opções e informações contraditórias. Assim, 84% dizem que é difícil saber se as marcas e as empresas são realmente verdes. Para ajudar a resolver este dilema, 42% das pessoas pensam que as empresas devem fornecer informações claras e comparáveis sobre a pegada ambiental dos produtos.

“As ações dos clientes e os potenciais boicotes estão diretamente ligados à percepção que o consumidor tem de uma empresa e do seu comportamento. Sabemos que muitas organizações já estão tomando medidas positivas em relação às alterações climáticas, mas é preciso uma melhor comunicação das práticas", diz Peter Huijboom, CEO Global, Media & Global Clients, da Dentsu International.

O relatório identifica ainda como o público não associa o mercado de propaganda e mídia com sustentabilidade e, por exemplo, emissões de carbono. Entre as descobertas nesta frente há os seguintes destaques:

  • Apenas 15% pensam que a navegação na web contribui negativamente para as alterações climáticas;
  • Apenas 14% daqueles que consideram a entrega e o consumo de publicidade com impacto ambiental negativo, afirma já ter tomado medidas em relação à forma como se relacionam com essas marcas.
  • E 77% dizem que, dentro de cinco anos, só querem gastar dinheiro com marcas que estão praticando publicidade verde e sustentável.

O é um estudo global sobre as atitudes e comportamentos dos consumidores ligados ao consumo sustentável e à publicidade pode ser conferido na íntegra no site da Dentsu.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresMudanças climáticasPublicidade

Mais de ESG

O que explica a valorização de US$ 350 bi da Tesla? 'Espíritos animais', citam analistas

No pior ano desde 2020, funcionários da Starbucks receberão apenas 60% do bônus

Pacote fiscal, formação do Governo Trump e prévia do PIB americano: os assuntos que movem o mercado

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 60 milhões