ESG

Com Messi, Lay’s quer unir sustentabilidade e futebol

Em parceria com a UEFA, marca cria projeto que transforma embalagens vazias em campos de futebol em comunidades carentes no mundo

Lionel Messi: craque se uniu à marca Lay's para construção de campos de futebol sustentáveis (Quality Sport Images / Contributor/Getty Images)

Lionel Messi: craque se uniu à marca Lay's para construção de campos de futebol sustentáveis (Quality Sport Images / Contributor/Getty Images)

O mais novo projeto sustentável da PepsiCo agora concentra esforços na batata Lay's. Em uma iniciativa global que conta com o apoio da Fundação UEFA, da ONG streetfootballworld e do craque Lionel Messi, a Lay’s irá reutilizar embalagens vazias da batata para a construção de campos de futebol para crianças em situação de vulnerabilidade em todo o mundo, incluindo o Brasil.

  • Quer entender como as práticas ambientais, sociais e de governança trazem maior competitividade aos seus investimentos? Clique aqui

Com o projeto, que leva o nome de Lay’s RePlay, a marca irá criar "campos de futebol sustentáveis", unindo mais de 16.000 moradores de comunidades carentes e promovendo resultados positivos para as pessoas e para o planeta. A proposta é inaugurar até cinco novos campos até o final deste ano. O primeiro deles será aberto em Tembisa, na África do Sul, seguido de unidades na Rússia, Turquia, Reino Unido e Brasil.

“Mais do que apenas um campo favorável ao planeta, estamos trabalhando com parceiros locais para construir espaços e programas que possam gerar impacto e mudanças positivas para as próximas gerações”, diz Sebnem Erim, vice-presidente de Marketing Global de Alimentos da PepsiCo.

Para reduzir o impacto ambiental, o processo de reciclagem consiste na coleta e trituração das embalagens plásticas, que darão origem a paletes que servirão como base por baixo do gramado dos campos. O processo será feito em parceria com a GreenFields, fabricante global de campos artificiais e 100% recicláveis. Além do gramado, a marca se comprometeu a compensar todo o carbono dos campos ao longo de toda a sua vida útil —  algo em torno de dez anos.

Campo de futebol sustentável da Lay's

Campo de futebol sustentável da Lay's (Lay's/Divulgação)

O Lay’s RePlay também irá promover mais de 3.600 horas de jogos e programas educacionais esportivos, além de promover a inclusão de membros da comunidade e organizações locais durante todas as fases de planejamento, construção e manutenção de cada campo.

O relacionamento da marca com o esporte já é de longa data. Desde 2017 a Lay’s mantém, também em parceria com a Fundação UEFA, um projeto de construção de campos de futebol em campos de refugiados na Jordânia que já beneficiaram mais de 35.000 pessoas.

Melhor do mundo

A iniciativa é apoiada pelo jogador argentino Lionel Messi, eleito seis vezes o melhor jogador de futebol do mundo. Messi, que é também embaixador da Lay’s, disse em nota acreditar na importância do esporte como mecanismo de auxílio social. "Tive a sorte de começar a jogar futebol na juventude, e isso mudou minha vida. Todos merecem a chance de jogar e se apaixonar pelo esporte, e o Lay's RePlay está dando essa oportunidade a comunidades do mundo todo. Tenho orgulho de retribuir por meio deste projeto e estou entusiasmado com o impacto que ele pode exercer sobre a próxima geração", disse.

O mundo mudou e as empresas precisam se adaptar. Saiba mais, assinando a EXAME.

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

Acompanhe tudo sobre:FutebolPepsicoSustentabilidade

Mais de ESG

"Apenas 1% do que é anunciado nas Cúpulas do Clima chega nos povos indígenas", diz Sonia Guajajara

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR

Indique Uma Preta: consultoria que nasceu no Facebook já impactou 27 mil profissionais negros

A COP29 está no limite e o fracasso não é uma opção, diz Guterres