ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Melhores do ESG 2025: entenda e saiba como participar

Principal premiação de sustentabilidade empresarial do Brasil utiliza metodologia rigorosa e critérios setoriais para avaliar impactos socioambientais das organizações

Melhores do ESG: premiação que há mais de duas décadas se adapta junto com o conceito de sustentabilidade (Leandro Fonseca/Exame)

Melhores do ESG: premiação que há mais de duas décadas se adapta junto com o conceito de sustentabilidade (Leandro Fonseca/Exame)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 07h30.

Tudo sobreMelhores do ESG
Saiba mais

Em um momento crucial para a evolução da agenda de negócios sustentáveis no Brasil e no mundo, EXAME realiza mais uma edição do Melhores do ESG, consolidando mais de duas décadas de reconhecimento às práticas empresariais sustentáveis no país.

O processo seletivo, que se estende até 20 de março, tem metodologia, desenvolvida em parceria com o Ibmec, refletindo a complexidade e dinamismo do cenário atual de sustentabilidade empresarial. A avaliação se estrutura em duas etapas complementares: um questionário quantitativo com questões de múltipla escolha, abrangendo práticas ESG transversais, e uma análise qualitativa setorial com questões dissertativas específicas, permitindo uma avaliação aprofundada das particularidades de cada segmento.

Em 2025, a premiação contempla 19 categorias setoriais, desde o agronegócio até o tratamento de resíduos e economia circular, refletindo a diversidade do tecido empresarial brasileiro e seus diferentes desafios em sustentabilidade. Podem participar empresas nacionais e multinacionais com faturamento mínimo anual de R$ 150 milhões, enquanto companhias de menor porte encontram espaço no guia "Negócios em Expansão".

A evolução histórica do prêmio - desde sua criação em 2000 como Guia EXAME de Boa Cidadania Corporativa até sua atual configuração - espelha as transformações nas práticas empresariais e nas demandas socioambientais. O rigor metodológico se mantém como pilar fundamental, com avaliadores do corpo docente do Ibmec realizando análises às cegas para garantir imparcialidade.

A credibilidade da premiação se sustenta em um processo criterioso que vai além da coleta de dados. Também a equipe de jornalismo da EXAME realiza uma investigação aprofundada das empresas finalistas, verificando a consistência entre discurso e prática, elemento fundamental para manter o alto padrão editorial que caracteriza a publicação há mais de 50 anos.

"O Melhores do ESG se consolida em mais esta edição, como instrumento estratégico para compreender e impulsionar a transformação da indústria brasileira rumo a um modelo cada vez mais sustentável e responsável, estabelecendo parâmetros de excelência que contribuem para o avanço contínuo dos setores", diz Renata Faber, head de ESG da EXAME.

As empresas interessadas em participar do processo seletivo podem acessar mais informações e realizar suas inscrições através do site da EXAME.

As 19 categorias contempladas na edição 2025 são: Agronegócio; Alimentos e Bebidas; Atacado, Varejo e E-commerce; Bens de Capital e Eletroeletrônicos; Construção Civil e Imobiliário; Energia; Papel e Celulose; Farmacêutico e Beleza; Mineração; Moda e Vestuário; Petróleo, Gás e Químico; Saneamento; Saúde e Serviços de Saúde; Serviços Financeiros; Siderurgia e Metalurgia; Tecnologia e Mídia; Telecomunicações; Transporte, Logística e Serviços Logísticos; e Tratamento de resíduos e Economia circular.

Acompanhe tudo sobre:Melhores do ESG

Mais de ESG

Clima extremo causou 800 mil mortes e prejuízo de US$ 4,2 trilhões em 30 anos

Geração distribuída e armazenamento de energia no setor elétrico brasileiro

Autoridade em Amazônia, brasileiro conquista "Nobel" do meio-ambiente

Uliving acelera expansão com foco em diversidade e impacto socioambiental