Apoio:
Parceiro institucional:
A criação de uma matriz de materialidade que opere distante das dinâmicas centrais das empresas é um erro fatal (Toa55/iStockphoto)
Colunista
Publicado em 9 de novembro de 2023 às 08h44.
Última atualização em 9 de novembro de 2023 às 08h45.
Em inúmeras ocasiões, testemunhei a frustração de gestores de sustentabilidade ao confrontarem-se com Matrizes de Materialidade que, essência, não refletem as reais e verdadeiras demandas estratégicas de negócio. A consequência? São criadas duas agendas paralelas, a agenda de negócio (foco do CEO e demais diretores) e a agenda de sustentabilidade (foco da área e comitê de sustentabilidade).
Quando isso ocorre, a Matriz de Materialidade torna-se uma ferramenta decorativa da estratégia. Essa insatisfação tem sua raiz em um erro fundamental: a criação de uma Matriz de Materialidade que opera distante das dinâmicas centrais do negócio e das expectativas de seus stakeholders, refletindo apenas o viés de especialistas que não estão no dia a dia do negócio.
A consequência dessa dissociação vai além de uma simples falha de alinhamento — representa um custo tangível para as empresas. O investimento em um processo de materialidade deveria resultar em insights acionáveis, direcionar a gestão de riscos e potencializar oportunidades de inovação. No entanto, quando as empresas erram ao não integrar suas estratégias de negócio e sustentabilidade, elas enfrentam prejuízos em múltiplas frentes:
Ao abordarmos a Matriz de Materialidade como se fossem duas agendas paralelas — uma da sustentabilidade e outra do negócio —, negligenciamos a essência da sustentabilidade corporativa: a integração plena entre as operações empresariais e o compromisso com a responsabilidade social e ambiental. No próximo artigo, irei detalhar como a aplicação de Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural (NLP) pode não apenas corrigi-los, mas também criar uma Matriz de Materialidade Dinâmica capaz de redefinir a essência do negócio sustentável.
Pedro Paro é fundador da Humanizadas