ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd
Afya Cinza
Copasa Cinza
Danone Cinza
Ypê cinza

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Licenciamento ambiental: governo publica MP para licença especial com prazo de 12 meses

Medida provisória que entra em vigor imediatamente responde aos vetos ao projeto de lei; Congresso tem 120 dias para deliberação

Lei de licenciamento ambiental sofreu 63 vetos presidenciais; MP cria procedimento acelerado para empreendimentos estratégicos como alternativa. (Bruno Kelly/Amazonia Real)

Lei de licenciamento ambiental sofreu 63 vetos presidenciais; MP cria procedimento acelerado para empreendimentos estratégicos como alternativa. (Bruno Kelly/Amazonia Real)

Lia Rizzo
Lia Rizzo

Editora ESG

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 19h10.

Última atualização em 8 de agosto de 2025 às 19h26.

Conforme antecipado mais cedo, durante coletiva de imprensa sobre o PL do Licenciamento Ambiental, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 8, a  Medida Provisória nº 1.308, que detalhando o funcionamento da Licença Ambiental Especial (LAE) para projetos considerados prioritários.

O texto estabelece que a LAE será aplicada para "atividades ou empreendimentos estratégicos", que serão definidos em decreto mediante proposta bianual do conselho de governo. Uma equipe técnica permanente será dedicada exclusivamente à análise desses processos.

Procedimento acelerado com prazos rígidos

A principal novidade na medida é a garantia de prazo máximo de 12 meses para análise e conclusão do processo de licenciamento, contados a partir da entrega do estudo ambiental e demais documentos.

O prazo poderá ser dividido em etapas e o procedimento da LAE seguirá seis etapas obrigatórias: definição do termo de referência pela autoridade licenciadora; requerimento acompanhado de documentos e estudos; manifestações de autoridades envolvidas; análise técnica com audiência pública; emissão de parecer conclusivo; e concessão ou indeferimento da licença.

Contrariando as críticas de que a nova modalidade flexibilizaria excessivamente os controles ambientais, a MP mantém como requisito obrigatório a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima), conforme termo de referência definido pela autoridade licenciadora.

A medida também estabelece que todos os órgãos públicos de qualquer esfera federativa deverão priorizar a emissão de anuências, licenças, autorizações, certidões e outorgas necessárias ao licenciamento especial.

A MP entra em vigor imediatamente e terá validade de 120 dias, podendo ser prorrogada por igual período. Neste prazo, o Congresso Nacional deverá analisar o texto para sua eventual conversão em lei.

Entenda a diferença entre LAE e LAC

Enquanto a Licença por Adesão e Compromisso (LAC) permite autodeclaração para empreendimentos que não desmatam vegetação nativa, a LAE será destinada especificamente a projetos estratégicos que podem causar "significativa degradação do meio ambiente", mas com análise técnica rigorosa e prazos acelerados.

A LAC representa uma modalidade de licenciamento simplificada que já vinha sendo aplicada em alguns estados e agora deverá ser nacionalizada pela nova legislação.

Neste modelo, o empreendedor obtém a licença mediante autodeclaração — um dos aspectos mais criticados por ambientalistas e especialistas — de que cumpre os critérios estabelecidos pelo órgão ambiental, tornando o processo praticamente automático para atividades consideradas de baixo impacto ambiental.

O formato é destinado especificamente a atividades como agricultura, pecuária extensiva e outros empreendimentos de baixo potencial poluidor, dispensando a necessidade de estudos ambientais complexos e exigindo apenas documentação padronizada.

Já a LAE, criada pela medida provisória, seguirá um caminho completamente diferente.

Embora tenha prazos acelerados de até 12 meses, a nova modalidade busca manter o rigor técnico do licenciamento tradicional, incluindo a obrigatoriedade do EIA/Rima e realização de audiências públicas.

Acompanhe tudo sobre:Preservação ambientalMeio ambienteLegislaçãoMinistério do Meio Ambiente

Mais de ESG

Um grande vazio de saúde: o desafio de atendimento médico em quilombo isolado no Pará

Com 63 vetos, Lula sanciona projeto de lei que flexibiliza licenciamento ambiental

Tarifas de Trump podem estagnar transição energética global, diz estudo

Exclusivo: Johan Rockström organizará pavilhão científico da COP30 ao lado de Carlos Nobre