ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Lactare, da Eurofarma, beneficiou mais de cinco mil bebês com doação de leite materno

Após seis anos de atuação, o primeiro banco de leite humano privado mantido por uma farmacêutica celebra mais de 12,4 mil doadoras e busca por novas para expandir seu impacto

A doação de leite pode salvar a vida de recém-nascidos que não podem ser amamentados pela mãe ou estão em situação de vulnerabilidade (Freepik/Freepik)

A doação de leite pode salvar a vida de recém-nascidos que não podem ser amamentados pela mãe ou estão em situação de vulnerabilidade (Freepik/Freepik)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 19 de maio de 2025 às 18h30.

Neste Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado anualmente em 19 de maio, o Lactare reforça seu protagonismo como primeiro banco de leite humano privado mantido por uma farmacêutica no Brasil.

Após seis anos de atuação, a iniciativa da Eurofarma já captou mais de 13 mil litros de leite materno, beneficiando diretamente mais de 5 mil bebês prematuros em unidades de terapia intensiva neonatais. Desde 2019, são mais de 12,4 mil doadoras cadastradas.

Segundo a empresa, a data serve como oportunidade para intensificar a campanha por novas doadoras e mostrar que um simples gesto pode fazer a diferença entre a vida e a morte para recém-nascidos em situação de vulnerabilidade.

Sayonara Medeiros, enfermeira especializada em aleitamento humano e coordenadora do Lactare, explica que o processo inclui a realização de exames da pessoa lactante, para garantir o seu estado saudável. "Orientamos sobre como fazer a captação do leite, fornecemos todo o material necessário para o processo e para o armazenamento", destacou.

Ela também atua na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e destaca o rigoroso protocolo seguido pela instituição. Na prática, uma equipe faz coleta residencial do leite captado.

Em seguida, todo esse material passa por um processo de registro, análise, testes e processamento para garantir a segurança dos bebês que vão receber esse alimento. Por último, é realizada a distribuição para hospitais públicos parceiros.

O Lactare também oferece estrutura completa de acolhimento gratuito e atendimento individualizado, tanto para lactantes interessadas em doar quanto para mães que enfrentam dificuldades na amamentação. As interessadas podem se cadastrar diretamente pelo site da instituição.

Além da captação e distribuição de leite materno, o banco funciona como Centro de Referência, oferecendo serviços complementares como ginecologia, nutrição, odontopediatria, neonatologia e laserterapia mamária. Neste espaço, são atendidas pessoas do alojamento conjunto do Hospital Geral de Itapevi e doadoras da região metropolitana de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:ESGSustentabilidadeMulheres

Mais de ESG

O papel estratégico do Brasil nos mercados internacionais de carbono

Os 5Ds da nova energia: a bússola da transição energética no Brasil

Da floresta às redes: Mercado Livre lança capacitação para impulsionar negócios locais da Amazônia

Amazônia: projeto quer cultivar 100 mil mudas de guaraná até 2026 e fortalecer agricultura familiar