ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

IoT e suas aplicações ESG: evento debate o potencial socioambiental da internet das coisas

IoT Solutions Congress Brasil terá palestrantes com passagens por Nasa e Casa Branca, entre eles Ricky Ribeiro, que está revolucionando a mobilidade a partir da perspectiva de pessoa com deficiência

Objetos conectados: a internet das coisas pode melhorar a qualidade de vida e a gestão das cidades  (iCities/Divulgação)

Objetos conectados: a internet das coisas pode melhorar a qualidade de vida e a gestão das cidades (iCities/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 4 de junho de 2024 às 16h03.

Última atualização em 5 de junho de 2024 às 09h32.

O hub de cidades inteligentes iCities traz pela primeira vez para o Brasil o IoT Solutions Congress. A edição de São Paulo acontece nos dias 06 e 07 de junho, no Transamérica Expo Center. O evento contará com a presença de mais de 100 startups e terá uma área avançada de testes – os chamados testbeds -- com mais de 20 empresas participantes.

No congresso, serão abordados temas como mobilidade, energia, saúde, agronegócios, segurança e conectividade. O evento terá a presença de palestrantes internacionais, incluindo especialistas com passagens pela NASA e pelo governo dos Estados Unidos (Casa Branca). A sigla IoT, do inglês internet of things (internet das coisas) refere-se à interconexão de dispositivos físicos, veículos, eletrodomésticos e outros objetos, com a capacidade de coletar, armazenar e transmitir dados pela internet, possibilitando a automação de tarefas e a obtenção de informações em tempo real.

Entre os destaques da programação estão a futurista Rita Wu, que falará sobre IoT no cotidiano, e Luis Henrique da Cruz Ribeiro, mais conhecido como Ricky Ribeiro. Ribeiro descobriu sua paixão pela mobilidade urbana quando morou em Barcelona, entre 2004 e 2006, para cursar um Mestrado em Sustentabilidade e um MBA Executivo. Na mesma época, o então estudante recebeu um diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que evoluiu e hoje faz com que ele se comunique exclusivamente por um leitor óptico para escrita e um programa que transforma o texto, comandado pelos olhos, em voz.

“Barcelona e o Mestrado em Sustentabilidade foram responsáveis por uma profunda transformação na minha forma de ver o mundo e as cidades”, disse Ribeiro, em entrevista à EXAME. “Fiquei encantado em constatar que a qualidade de vida das pessoas poderia ser infinitamente maior em uma cidade com uma disposição urbana inclusiva, que valorizasse os espaços públicos, estimulasse a convivência social entre diferentes grupos e classes e priorizasse os meios de transportes públicos e ativos.”

Rick irá palestrar junto com Normano Ribeiro, especialista em tecnologia aplicada à mobilidade urbana, sobre diferentes soluções de mobilidade que envolvem IoT, a exemplo de informações do transporte público em tempo real, contagem de passageiros no transporte público, contagem de ciclistas em ciclovias, monitoramento do tráfego, gestão de estacionamentos, segurança de veículos, informações ambientais e outras.

Em iniciativa inédita, o evento oferece uma categoria de ingresso gratuita para quem fizer doações de itens essenciais, como alimentos, roupas, água e produtos de higiene, que serão destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A programação completa e a emissão dos ingressos estão disponíveis em https://iotscongressbrasil.com.br.

Acompanhe tudo sobre:mobilidade-urbanaInternet das Coisas - IoT

Mais de ESG

Brasil destinou apenas 3% do orçamento para prevenção e mitigação de desastres na última década

Nvidia usa IA e gêmeos digitais para impulsionar parques eólicos offshore no Brasil

Governo mobiliza 26 mil leitos em Belém, metade do necessário para a COP30

Projetos sustentáveis têm impacto positivo no valor de empresas, diz estudo da Universidade de Doha