O Instituto Clima e Sociedade, com apoio do Instituto Itaúsa, lançou um edital para financiar projetos relacionados à transição energética e industrialização verde para investir até R$ 6 milhões.
O programa prioriza ações no Nordeste e contempla sete linhas temáticas, incluindo justiça energética e incentivo a renováveis, hubs de armazenamento e descarbonização de transportes e indústria de baixo carbono. As inscrições estão abertas no site até 7 de março.
Segundo a organização, o objetivo é fomentar estudos, pesquisas e diálogos que contribuam para o desenvolvimento sustentável e econômico, conforme a agenda climática brasileira. O edital também busca fortalecer organizações locais e criar um ecossistema de atores capacitados para atuarem em soluções verdes.
[veja-tambem]
Podem participar organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas, consultorias privadas e outros interessados. [grifar]O resultado da primeira etapa está previsto para ser divulgado em 26 de março e o resultado final em 23 de maio.
Linhas temáticas
Entre as sete linhas temáticas do edital, as três primeiras são voltadas para a Região Nordeste:
- Tarifação de energia elétrica: justiça energética e incentivo às renováveis;
- Hubs de armazenamento de energia: desenvolvimento de cadeias de minerais críticos;
- Indústria de baixo carbono: atração de investimentos e incentivo à pesquisa;
- Modelos de operação do sistema elétrico;
- Impactos econômicos da transição energética;
- Incentivos fiscais para economia verde;
- Descarbonização de transportes de longa distância.
Marcelo Furtado, head de Sustentabilidade e diretor-executivo do Instituto Itaúsa, destacou em comunicado que a transição energética tem papel chave na mitigação e adaptação climática e o edital reflete a visão da organização de promover uma economia que combine redução de emissões com desenvolvimento sustentável.
"A Região Nordeste, com seu enorme potencial em energias renováveis, é essencial para liderar essa agenda, impulsionando a criação de empregos verdes, fortalecendo a economia local e consolidando soluções inovadoras para uma economia mais justa e produtiva”, escreveu.
Maria Netto, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade, ressaltou que os editais são um importante avanço no modo de operação da organização e ampliam a transparência e o acesso à informação e a recursos.
Desde 2015, o iCS apoia iniciativas para cumprir os compromissos do Brasil no Acordo de Paris. Para dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: edital@climaesociedade.org.
-
1/8
A energia hidrelétrica é a fonte renovável mais utilizada no Brasil, representando cerca de 57,3% da matriz energética do país
(A energia hidrelétrica é a fonte renovável mais utilizada no Brasil, representando cerca de 57,3% da matriz energética do país)
-
2/8
A energia eólica ocupa o segundo lugar no ranking de energias renováveis do Brasil, respondendo por aproximadamente 11,3% da energia produzida no país
(A energia eólica ocupa o segundo lugar no ranking de energias renováveis do Brasil, respondendo por aproximadamente 11,3% da energia produzida no país)
-
3/8
A energia solar fotovoltaica representa cerca de 2,5% da energia gerada no país
(A energia solar fotovoltaica representa cerca de 2,5% da energia gerada no país)
-
4/8
A biomassa, que inclui o uso de matéria orgânica como bagaço de cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais, é responsável por aproximadamente 7,5% da matriz energética brasileira
(A biomassa, que inclui o uso de matéria orgânica como bagaço de cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais, é responsável por aproximadamente 7,5% da matriz energética brasileira)
-
5/8
Os biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, são importantes fontes de energia limpa no Brasil, especialmente no setor de transportes
(Os biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, são importantes fontes de energia limpa no Brasil, especialmente no setor de transportes)
-
6/8
O biogás, produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, é uma fonte promissora de energia limpa no país
(O biogás, produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, é uma fonte promissora de energia limpa no país)
-
7/8
A energia geotérmica, proveniente do calor interno da Terra, é uma fonte renovável com potencial de exploração no Brasil
(A energia geotérmica, proveniente do calor interno da Terra, é uma fonte renovável com potencial de exploração no Brasil)
-
8/8
O hidrogênio verde, produzido a partir de fontes renováveis, é uma tecnologia em desenvolvimento que pode se tornar uma importante fonte de energia limpa no futuro
(O hidrogênio verde, produzido a partir de fontes renováveis, é uma tecnologia em desenvolvimento que pode se tornar uma importante fonte de energia limpa no futuro)