ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Inovação no prato: Fundação Ellen MacArthur anuncia finalistas de desafio em economia circular

Ao todo, 57 empresas desenvolveram 141 produtos alimentícios que buscam regenerar a natureza; O Brasil contou com 11 projetos e alguns receberam apoio financeiro para ganhar escala

Os produtos vencedores foram apresentados durante evento da Fundação Ellen Macarthur  (Fundação Ellen Macarthur/Divulgação)

Os produtos vencedores foram apresentados durante evento da Fundação Ellen Macarthur (Fundação Ellen Macarthur/Divulgação)

Sofia Schuck
Sofia Schuck

Repórter de ESG

Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 12h28.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2025 às 15h16.

Quais alimentos ajudam a regenerar a natureza e causam impacto positivo na cadeia global? Este foi o desafio proposto pela Fundação Ellen MacArthur e a Sustainable Food Trust em 2023: um convite para empresas repensarem sua produção e redesenharem novas soluções.

Após uma jornada de um ano e meio de pesquisa e desenvolvimento, 141 produtos foram anunciadas como finalistas seguindo os princípios da economia circular. 

Ao todo, 57 empresas de 12 países foram reconhecidas no desafio. Delas, 11 são brasileiras: Amazônia Agroflorestal, Amazonika Mundi, Bebajapí Bebidas Fermentadas, Cuíca, Horta da Terra, Mahta, Nude, Nutricandies, Puravida, Santa Food e Viva Regenera.

Luísa Santiago, diretora executiva da Fundação Ellen MacArthur para a América Latina, contou à EXAME que a jornada contou com quatro meses de aprendizado e em seguida, uma chamada de ideias.

Nem todas submeteram e aquelas que continuaram no desafio, passaram por uma avaliação rígida de métricas para entender se de fato as decisões de design do alimento eram circulares -- ou se poderiam ser "greenwashing". 

"A realidade é que a forma como a indústria alimentícia produz hoje, não leva em conta o que está acontecendo na sua cadeia de suprimentos. Nossa ideia foi então trazer a natureza para o centro. São produtos que capturam carbono, reconstroem ou favorecem a biodiversidade ou eliminam resíduos", destacou Luísa. 

As inovações vão desde um cereal proteico feito de biomassa de aveia a um blend em pó com ingredientes amazônicos como cogumeo Yanomami e castanha-do-Brasil.

Todos foram desenvolvidos com base no modelo de design circular de alimentos, que propõe escolhas estratégicas de ingredientes e embalagens para minimizar impactos ambientais. A proposta prioriza espécies variadas, reaproveitamento de coprodutos alimentares e práticas agrícolas regenerativas.

Assim como as matérias-primas, as embalagens também devem evitar a geração de resíduos e promover a reciclagem.

Investimento para pequenas empresas

O desafio incluiu um subsídio total de £570 mil (R$ 4,1 milhões) para 19 startups e pequenas empresas , visando ajudar em sua escala e na transformação dos conceitos em produtos reais para serem comercializados. No Brasil, Bebajapi Bebidas Fermentadas, Horta da Terra, Mahta e Nutricandies foram contempladas.

Além do incentivo financeiro, o Grupo Carrefour Brasil, um dos apoiadores do projeto, forneceu consultoria para adaptar os produtos ao varejo e ampliar a conscientização do consumidor. Segundo a rede varejista, seu envolvimento reforça a estratégia de fomentar modelos de negócios regenerativos e acessíveis.

Segundo Luísa, mexer nas grandes companhias gera um impacto significativo no sistema alimentar. "É um transatlântico. Precisamos trazer as maiores para perto e também garantir políticas públicas favoráveis", disse. 

A fase final do desafio, iniciada após o anuncio dos finalistas em 30 de janeiro, marca o começo da venda dos produtos, que serão distribuídos por varejistas parceiros como Quitanda, Casa Rica e Waitrose. Os consumidores poderão identificar as inovações pelo selo "Aliado da Natureza".

Acompanhe tudo sobre:Economia CircularSustentabilidadeReciclagemProdutos verdesStartupsEmpresas

Mais de ESG

Nova tecnologia ajuda a prevenir apagões e combate gargalo da energia solar

Ambev abre inscrições para VOA, programa de voluntariado com foco em inclusão produtiva

Bar flutuante da Heineken financia soluções sustentáveis em cidades do Sul

Acordo inédito entre Governo de SP e indígenas estabelece gestão compartilhada de parque estadual