ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Inglaterra inicia instalação de turbinas do maior parque eólico em alto-mar do mundo

As turbinas de 260 metros de altura — quase o dobro da London Eye o equivalente ao Rockefeller Center — serão instaladas usando uma embarcação especializada com capacidade de içamento de 3,2 mil toneladas

O Parque Eólico Dogger Bank é o maior parque eólico offshore do mundo em construção e deverá ser o maior do mundo em operação, quando concluído, em 2026 (Christopher Furlong/Getty Images)

O Parque Eólico Dogger Bank é o maior parque eólico offshore do mundo em construção e deverá ser o maior do mundo em operação, quando concluído, em 2026 (Christopher Furlong/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 4 de agosto de 2023 às 09h32.

O processo de instalação da primeira das 277 turbinas no maior parque eólico offshore (em alto-mar) do mundo está em andamento no Reino Unido. A SSE, empresa de energia britânica, anunciou que pretende instalar a primeira turbina neste fim de semana a cerca de 130 quilômetros da costa de Yorkshire, no norte da Inglaterra. A previsão de conclusão do parque eólico é 2026.

As turbinas de 260 metros de altura — quase o dobro da London Eye o equivalente ao Rockefeller Center — serão instaladas usando uma embarcação especializada com capacidade de içamento de 3,2 mil toneladas, a maior deste tipo em todo o mundo, segundo a SSE. O Voltaire de Jan de Nul também é o primeiro navio de emissão ultrabaixa de seu tipo. O custo da construção será de 9 bilhões de libras (R$ 48 bilhões, na cotação atual), de acordo com o portal britânico The Guardian.

Dogger Bank

O Parque Eólico Dogger Bank é o maior parque eólico offshore do mundo em construção e deverá ser o maior do mundo em operação, quando concluído, em 2026.

Quando pronto, o parque eólico terá uma capacidade instalada de 3,6 GW de eletricidade renovável e será capaz de produzir energia limpa suficiente para abastecer o equivalente a seis milhões de residências anualmente. Cada volta das pás irá gerar energia para abastecer uma casa média do Reino Unido por dois dias.

“Este projeto gerará energia limpa e barata para abastecer milhões de residências e fornecerá ao Reino Unido maior independência energética em face ao resgate de energia de Putin. A interrupção do fornecimento global de energia é um dos principais riscos que destacamos em nosso novo Registro Nacional de Riscos”, disse o vice-primeiro-ministro Oliver Dowden disse em uma visita ao porto de Able Seaton.

Em entrevista ao programa Today da BBC Radio 4 na quinta-feira, 3, Alistair Phillips-Davies, diretor-executivo da SSE, disse que os próximos parques eólicos dependeriam de subsídios do governo para seguir em compasso com o aumento dos custos do processo, entre materiais e serviço, resultado da inflação significativa na economia do Reino Unido.

“O governo precisa implementar a flexibilidade para garantir que ainda possamos construir esses parques eólicos”, disse ele. “Temos que lembrar que o preço da energia [dos parques eólicos] ainda é muito mais baixo do que vemos nos combustíveis importados e, em particular, no gás”.

A instalação das turbinas do Parque Eólico Dogger Bank começa cerca de um mês depois que os planos para a construção de um outro parque eólico offshore de grandes proporções na costa dede Norfolk foram interrompidos devido ao aumento dos custos da cadeia de suprimentos e ao aumento das taxas de juros, segundo o The Guardian.

Acompanhe tudo sobre:Reino Unido

Mais de ESG

Setor privado é convocado como motor de implementação climática na COP30

Arcos Dourados atinge 96% de energia renovável em restaurantes do McDonald's no Brasil

'Financiamento climático carece de infraestrutura para novos investimentos', diz CEO do BID Invest

Crucero de la COP30 prohíbe alojamiento de 20 países por restricciones diplomáticas