Patrocínio:
Parceiro institucional:
A startup Bliv passou a integrar o iFood Pedal, oferecendo 700 e-bikes para entregadores (Midori de Lucca/Reprodução)
Repórter de ESG
Publicado em 3 de julho de 2025 às 10h28.
O iFood informou a expansão do programa iFood Pedal, que oferece bicicletas para entregadores. A empresa planeja ter mais de 3 mil bikes elétricas em circulação até julho de 2025, com a participação de dois fornecedores.
A Tembici, parceira do projeto desde 2020, aumentará sua frota de bicicletas elétricas de 1.700 para 3 mil unidades - crescimento de 76%. A empresa opera atualmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife, e adicionará Curitiba e Salvador em julho.
Segundo Tomás Martins, CEO da Tembici, entregadores que usam e-bikes são 53% mais produtivos que aqueles com bicicletas convencionais próprias. A taxa de retenção no serviço de bikes elétricas atinge 50%, contra 30% no modelo compartilhado tradicional.
O programa "Bike Pra Você" oferece planos semanais com bicicletas elétricas, incluindo manutenção e suporte. Atualmente atende 1.150 entregadores, com previsão de chegar a 3.000 usuários.
A startup Bliv passou a integrar o iFood Pedal, oferecendo 700 e-bikes para entregadores. A empresa já opera em João Pessoa e Guarulhos, expandindo agora para ABC Paulista e Barueri.
A Bliv trabalha com modelo de aluguel mensal que inclui manutenção, monitoramento e suporte técnico. "Estamos na interseção entre mobilidade, sustentabilidade e tecnologia", afirmou Victor Moraes, CEO da Bliv.
Pedro Somma, diretor de Crescimento de Impacto e Inovação do iFood, disse que a expansão faz parte das iniciativas para "valorizar o entregador" e oferece "oportunidades reais de desenvolvimento" aos profissionais.
O executivo destacou que as bicicletas elétricas oferecem "uma opção de entrega mais eficiente e acessível" e contribuem para a "descarbonização do delivery".
Nas novas cidades, o programa também disponibiliza bicicletas mecânicas convencionais em sistema de estações para retirada e devolução.