ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd
Afya Cinza
Copasa Cinza
Danone Cinza
Ypê cinza

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

iFood acelera expansão de mobilidade com frota de 3 mil bikes elétricas

Programa iFood Pedal cresce com parceria da Tembici e chegada da startup Bliv; empresa projeta aumento de 76% na frota

A startup Bliv passou a integrar o iFood Pedal, oferecendo 700 e-bikes para entregadores (Midori de Lucca/Reprodução)

A startup Bliv passou a integrar o iFood Pedal, oferecendo 700 e-bikes para entregadores (Midori de Lucca/Reprodução)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 3 de julho de 2025 às 10h28.

O iFood informou a expansão do programa iFood Pedal, que oferece bicicletas para entregadores. A empresa planeja ter mais de 3 mil bikes elétricas em circulação até julho de 2025, com a participação de dois fornecedores.

A Tembici, parceira do projeto desde 2020, aumentará sua frota de bicicletas elétricas de 1.700 para 3 mil unidades - crescimento de 76%. A empresa opera atualmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife, e adicionará Curitiba e Salvador em julho.

Segundo Tomás Martins, CEO da Tembici, entregadores que usam e-bikes são 53% mais produtivos que aqueles com bicicletas convencionais próprias. A taxa de retenção no serviço de bikes elétricas atinge 50%, contra 30% no modelo compartilhado tradicional.

O programa "Bike Pra Você" oferece planos semanais com bicicletas elétricas, incluindo manutenção e suporte. Atualmente atende 1.150 entregadores, com previsão de chegar a 3.000 usuários.

Nova parceria

A startup Bliv passou a integrar o iFood Pedal, oferecendo 700 e-bikes para entregadores. A empresa já opera em João Pessoa e Guarulhos, expandindo agora para ABC Paulista e Barueri.

A Bliv trabalha com modelo de aluguel mensal que inclui manutenção, monitoramento e suporte técnico. "Estamos na interseção entre mobilidade, sustentabilidade e tecnologia", afirmou Victor Moraes, CEO da Bliv.

Estratégia de expansão

Pedro Somma, diretor de Crescimento de Impacto e Inovação do iFood, disse que a expansão faz parte das iniciativas para "valorizar o entregador" e oferece "oportunidades reais de desenvolvimento" aos profissionais.

O executivo destacou que as bicicletas elétricas oferecem "uma opção de entrega mais eficiente e acessível" e contribuem para a "descarbonização do delivery".

Nas novas cidades, o programa também disponibiliza bicicletas mecânicas convencionais em sistema de estações para retirada e devolução.

Acompanhe tudo sobre:iFoodBicicletaseletromobilidade

Mais de ESG

ESG Summit: setor privado investe em saúde e saneamento para enfrentar desigualdades

Área antes submersa em represa na Ucrânia vira floresta após colapso causado por guerra

Efeito 'sapo fervente' dificulta percepção da crise climática, aponta estudo

Fundos sustentáveis se recuperam no segundo trimestre, puxados pela Europa e Ásia