ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd
Afya Cinza
Copasa Cinza
Danone Cinza
Ypê cinza

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

GWM e governo de Minas Gerais firmam acordo pelo uso de hidrogênio verde em caminhões

Parceria busca troca de tecnologias e pesquisas na produção do combustível limpo em veículos pesados; Universidade de Itajubá será responsável pela produção do hidrogênio verde

Parceria ainda conta com a colaboração da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no sul de Minas Gerais

Parceria ainda conta com a colaboração da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no sul de Minas Gerais

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 8 de novembro de 2024 às 07h00.

Tudo sobreHidrogênio verde
Saiba mais

A GWM, produtora automotiva chinesa, acaba de firmar um acordo com o governo de Minas Gerais pelo desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio verde, parte da estratégia de incentivo a mobilidade sustentável no Estado.

O memorando de entendimento foi assinado nesta quarta-feira, 6, pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em Xangai, na China. A parceria ainda conta com a colaboração da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no sul de Minas Gerais, que inaugurou na última semana sua unidade de produção e abastecimento de hidrogênio verde.

Ao longo de 12 meses, que podem ser renovados por mais 60, as organizações devem manter a transparência e o intercâmbio de tecnologias associadas ao uso do hidrogênio verde no abastecimento dos caminhões da GWM Hydrogen, área da automotiva focada neste tipo de combustível.

Reservas Votorantim e CNPEM estudam uso de fungos e microrganismos na produção de biocombustíveis

O objetivo é atingir resultados positivos sobre as soluções baixas em carbono para o transporte de cargas pesadas, grande desafio do setor.

A Unifei será a fornecedora do hidrogênio, além de atuar com o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre os potenciais desta energia limpa. O memorando ainda busca a união das instituições para a criação de infraestruturas de abastecimento para os caminhões.

GWM e Governo de Minas Gerais assinaram memorando de entendimento de cooperação sobre a produção de renováveis para caminhões nesta quarta-feira, 6

Romeu Zema afirmou que o hidrogênio verde, assim como outras produções ligadas à energia renovável, contarão com uma tributação diferenciada no Estado, facilitando sua competitividade. "No que depende do Estado, temos dado todo o apoio e vamos continuar assim. Queremos ser referência em energia renovável", afirma.

O reitor da Unifei, Edson Bortoni, conta que o diferencial do acordo não é apenas a relação para a troca material dos caminhões, mas também o compartilhamento de tecnologias.

Entenda os benefícios do hidrogênio verde

A utilização do hidrogênio verde pode ser a forma de destravar a sustentabilidade entre setores intensos em emissões, como o de transportes pesados. No Brasil, transportes foi a segunda área que mais emitiu gases de efeito estufa em 2022, responsável por 16% das emissões. A informação é da consultoria KPMG, divulgada no relatório Net Zero Readiness Report 2023.

Além de ser uma fonte renovável, a produção do hidrogênio verde não emite CO2, permitindo a descarbonização de veículos de grande porte. A possibilidade de armazenar a produção excedente também é um meio eficaz para momentos de baixa demanda ou alta geração energética.

Acompanhe tudo sobre:Hidrogênio verdeBiocombustíveisEnergia renovávelCaminhõesCarros

Mais de ESG

ESG Summit: setor privado investe em saúde e saneamento para enfrentar desigualdades

Área antes submersa em represa na Ucrânia vira floresta após colapso causado por guerra

Efeito 'sapo fervente' dificulta percepção da crise climática, aponta estudo

Fundos sustentáveis se recuperam no segundo trimestre, puxados pela Europa e Ásia