ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Grendene se associa a Comerc, controlada da Vibra, para produzir energia solar

O contrato de autoprodução vale por 20 anos e dá à empresa de calçados participação de 42% na geradora solar Várzea Solar ll

Calçados: a dona de marcas como Melissa passará a contar com energia suficiente para abastecer cerca de 90% da demanda (Melissa/Divulgação)

Calçados: a dona de marcas como Melissa passará a contar com energia suficiente para abastecer cerca de 90% da demanda (Melissa/Divulgação)

Paula Pacheco
Paula Pacheco

Jornalista

Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 20h44.

A Grendene, fabricante calçadista, e a Comerc, empresa controlada pela Vibra, comunicaram ao mercado nesta quinta-feira, 8, a assinatura de uma parceria no segmento de autoprodução de energia solar.

Em acordos desse tipo, o consumidor (no caso, a Grendene) detém uma participação acionária em uma usina e recebe a outorga para a produção de energia elétrica para o seu próprio uso.

O contrato de autoprodução tem duração de 20 anos, com vigência prevista até 31 de dezembro de 2043 e possibilidade de renovação. O acerto concede à Grendene a participação de 42% da geradora solar Várzea Solar ll, empresa da Comerc. A calçadista receberá 10 megawatts-médios (MW-méd) neste período.

A projeção da Grendene, dona de marcas como Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids, é de que o volume de energia abasteça em torno de 90% do volume consumido pela fabricante.

Segundo o comunicado, o negócio soma R$ 50,5 milhões. Ao todo, a aquisição de ações ordinárias de classe B da empresa chega a 84% - sendo 42% do capital social total da Várzea SPE.

História

A Grendene, fundada em 1971, tem unidades industriais no Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia. A maior fábrica opera em Sobral (CE). A empresa vende seus produtos por meio de canais de distribuição diversificados, como representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e subsidiárias.

A produção chega a 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil no exterior, além de contar com uma área de vendas específica para a marca Melissa, que conta com um showroom em Milão, duas unidades da Galeria Melissa - uma em São Paulo e outra em Nova York.

Acompanhe tudo sobre:Energia renovávelEnergia solarGrendeneVibra Energia

Mais de ESG

Brasil registra 17.943 queimadas em agosto, menor número desde 1998

Cientistas reativam portal de ciência climática nos EUA após censura de Trump

Maior operadora de trilhos do Brasil evita emissão de 115 mil toneladas de CO2 em seis meses

Fundação Grupo Volkswagen lança projeto de geração de renda após impactar mais de 500 famílias