Fundação Fenômenos, organização social de Ronaldo Nazário, quer golear a desigualdade social
Programa Fenômenos Academy, de capacitação de lideranças sociais, quer transformar a realidade socioeconômica de comunidades em todo o Brasil a partir da capacitação, mentorias e financiamento
Capacitação de lideranças sociais busca mobilizar recursos para a melhoria de coletivos e movimentos que atuam em comunidades
Última atualização em 13 de junho de 2025 às 16h43.
Transformar comunidades a partir do reconhecimento dos desafios e da vontade de mudar a realidade: esse é o objetivo da Fundação Fenômenos, organização social criada há 15 anos pelo ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário. A iniciativa atua para reduzir desigualdade a partir da promoção da inclusão e da equidade, com iniciativas focadas na mudança da realidade socioeconômica.
Uma das frentes é o programa de aceleração e capacitação para líderes sociais, chamado Fenômenos Academy. A ação busca fornecer capacitação técnica, mentorias, apoio financeiro e suporte institucional para organizações que trabalhem pela transformação social no Brasil.
Participam líderes, coletivos e movimentos sociais que atuam em comunidades pelas melhorias desses espaços. Cerca de 500 lideranças de mais de 200 cidades de todo o país se inscreveram para a primeira edição deste ano. A formação aconteceu entre maio e junho, tratando de temas jurídicos, de comunicação institucional e técnicas de monitoramento da atuação das organizações.
Ronaldo Nazário, fundador, e Celina Locks, presidente do conselho curador da Fundação Fenômenos
Formação de líderes sociais
Patrícia Viana, diretora-geral da Fundação Fenômenos, conversou com a exclusividade com a EXAME e contou mais da iniciativa, que já conta com inscrições abertas para a segunda formação do ano. “Acreditamos que as lideranças sociais mobilizam, sustentam e fazem a diferença todos os dias. O que falta, muitas vezes, são oportunidades, apoio e reconhecimento”, afirma.
A diretora explica que além de fornecer a formação técnica necessária para atuar, o programa ainda atua para desenvolver conexões entre lideranças, garantindo novas ferramentas para abrir horizontes. “Não queremos ensinar um caminho único, mas construir pontes, trocar experiências e oferecer suporte para buscar trajetórias com mais sustentabilidade, visibilidade e impacto”, explica.
Como próximo passo, as lideranças passam agora por mentorias individuais, que destacarão as melhores oportunidades de cada organização, mas também dicas sobre como superar desafios específicos de cada setor.
“Todo esse percurso é feito com respeito ao tempo e à realidade de cada participante — inclusive com ajuda de custo e apoio psicológico gratuito”, conta Viana.
Ao final de julho, o programa se encerra com um evento presencial em São Paulo, quando os projetos finalistas se apresentam para uma banca avaliadora de especialistas, investidores e integrantes da Fundação Fenômeno e vendem seus projetos.
De acordo com Viana, a Fundação atua a partir da experiência do seu fundador, Ronaldo Fenômeno. "Ele conhece, na pele, o que é vencer obstáculos e acredita profundamente no poder de quem vem de contextos muitas vezes invisibilizados", diz.
Segundo ela, o programa parte da vontade dele de transformar o Brasil diretamente por quem está nas favelas, periferias, coletivos e movimentos. "Estamos dizendo para quem mobiliza comunidades, dá aulas improvisadas em lajes e alimenta sonhos que as suas lutas importam e que ninguém está sozinho nessa", afirma.
Daniel Wolf, fundador da Favela em Ação, coletivo que participou da primeira edição deste ano, afirma que a participação no Fenômenos Academy foi a primeira oportunidade de reconhecimento para a organização, que trabalha a alfabetização e inserção no esporte por crianças e adolescentes. "Ganhamos mais do que recursos: ganhamos fôlego, formação e a coragem de sonhar mais alto. Hoje, seguimos rumo à formalização como ONG para transformar ainda mais vidas", conta.
Daniel Wolf, fundador do coletivo Favela em Ação, participando do Fenômenos Academy
Inscrições para segunda edição
As organizações que se interessam por participar da segunda turma do Fenômenos Academy, que acontecerá na metade final do ano, já podem preencher um formulário de registro de interesse, disponível no site do programa.
“Fortalecer lideranças é uma estratégia de longo prazo para a transformação social. Quando investimos em quem está na linha de frente das comunidades, ampliamos o alcance das soluções e criamos caminhos mais sustentáveis para reduzir as desigualdades”, conta Viana.
1/49
Operação da Caramuru, em Sorriso, no Mato Grosso
(Caramuru em Sorriso)
2/49
3Tentos: vencedora na categoria Agronegócio
(3Tentos: vencedora na categoria Agronegócio)
3/49
SLC
(SLC)
4/49
CD - Centro de Distribuição do Mercado Livre - ML - em Cajamar SP
foto: Leandro Fonseca
data: 26/07/2021
(MERCADO LIVRE)
5/49
(Pao de Acucar Turns to Malls for Grocery Boost)
6/49
Magazine Luiza: vencedora da categoria Atacado, Varejo e E-commerce
(Magazine Luiza)
7/49
(size_960_16_9_randon-460-310-jpg.jpg)
8/49
Weg: a fabricante de motores e equipamentos da indústria de energia subiu 15,43%
(IMG_8525)
9/49
Em 2006 foi anunciada a descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, na área de TUPI - hoje campo de Lula
(size_960_16_9_em_2006_foi_anunciada_a_descoberta_de_petroleo_no_pre-sal_da_bacia_de_santos_na_area_de_tupi_-_hoje_campo_de_lula.jpg)
11/49
Ana Maria Braga, apresentadora
(size_960_16_9_apresentadora_ana_maria_braga.jpg)
12/49
12 - Tupy
(size_960_16_9_motor-tupy.jpg)
13/49
Linha de produção da Tupy: R$ 1,3 bilhão em novos contratos
(Linha de produção da Tupy Fundições.)
14/49
(Vibra Energia S.A (VBBR3))
15/49
Totem com o logo da Raízen, joint venture da Cosan com a Shell.
(logo_raizen_Totem_Rondonópolis_divulgacao)
16/49
Ultragaz: vencedora na categoria Petróleo, Gás e Químico
(Ultragaz: vencedora na categoria Petróleo, Gás e Químico)
17/49
Allos: destaque na categoria Construção civil e Imobiliário
(Allos: destaque na categoria Construção civil e Imobiliário)
18/49
Canteiro de obra da Tegra: empresa aderiu a princípios da ONU Mulheres, que preveem representatividade feminina em cargos de liderança
Mulheres da Tegra: um programa para estimular o debate sobre diversidade de gênero, empoderamento feminino e políticas inclusivas
(TEGRA PUBLICAÇÃO)
19/49
MRV: as ações da construtora recuaram 40,52%
(MRV)
20/49
Engie
(Engie)
21/49
XinJian Chen, diretor-presidente da CPFL Renováveis: “A iniciativa tem um significado importante para contribuir com o bem-estar da população local e levar dignidade e segurança hídrica para os moradores”
(OK_210511_CPFL_Xin_Jian_0074 (2) copy)
22/49
EDP já produziu sua primeira molécula de H2V no Brasil — mais especificamente, na unidade de geração que mantém em São Gonçalo do Amarante (CE)
(ENERGIA-5)
23/49
(boticario melhores do esg)
24/49
(5. Natura)
25/49
Cremes para pele da L'oreal
(size_960_16_9_cremes-loreal.jpg)
26/49
(AVB Profissionalização - SITE)
27/49
Leandro Faria, gerente-geral de sustentabilidade da CBA; Ricardo Carvalho, CEO da CBA; e David Canassa, diretor executivo da Reservas Votorantim
Foto: Leandro Fonseca
data: setembro 2022
(Nova Iorque - New Yorque - USAFoto: Leandro Fonsecadata: setembro 2022)
28/49
Flávia Souza, diretora global de suprimentos da Gerdau
(Flávia Souza, diretora global de suprimentos da Gerdau (2)_credito)
29/49
Gupo Malwee: destaque na categoria Moda e Varejo
(Gupo Malwee: destaque na categoria Moda e Varejo)
30/49
(Arezzo (1))
31/49
(Renner)
32/49
Operação da Klabin: primeira do setor a certificar o manejo florestal
(RankingHistorico_11)
33/49
(Suzano (SUZB3) anuncia programa de recompra de ações)
34/49
Foto: Dexco/ Divulgação
(Floresta Dexco MG)
35/49
Sede da Ambipar, em Nova Odessa (SP): água da chuva é usada para abastecer caminhões-pipa
(imagem (2))
36/49
Sabesp: Interessados em ser acionistas de referência começam a agendar encontros com investidores de mercado
(sabesp)
37/49
Estação de tratamento de esgoto, em Manaus: investidores estrangeiros qualificados, como o CIG, que detém participação na empresa de saneamento Aegea, exploram o mercado brasileiro
(SANEAMENTO-2)
38/49
A redes de laboratórios Fleury (FLRY3)
(A redes de laboratórios Fleury (FLRY3))
39/49
Hospital Israelita Albert Einstein: vencedor na categoria Saúde
(Hospital Israelita Albert Einstein: vencedor na categoria Saúde)
40/49
Oncoclínicas: alíquota prevista era de 34%, mas ficou menor, em 26%
(Foto: Divulgação)
(Oncoclínicas BH)
41/49
Anderson Valadares, superintendente da Porto Seguro: foco em diversidade e estratégia de colocar as pessoas no centro do negócio garantem resultados
(ED1264_ESG_2_2)
42/49
(Agência do Itaú)
43/49
Santander é um dos destaques no Melhores do ESG
(Santander)
44/49
(Portugal Telecom Says Telefonica's $7 Billion Vivo Offer Is "Insufficient")
Após bloco de 25 países pedir mudança por preços altos, governo criará força-tarefa para garantir hospedagem de delegações dos 72 países mais vulneráveis
A redução das queimadas, especialmente no Cerrado e na Amazônia, é atribuída ao retorno das chuvas e esforços mais intensos de prevenção e monitoramento