ESG

Frio em SP: como doar agasalhos e itens de inverno para moradores de rua

Com queda na temperatura, ONGs viabilizam doações para população em situação de rua; veja como contribuir

Com frio intenso em SP, veja como doar agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua (Eduardo Frazão/Exame)

Com frio intenso em SP, veja como doar agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua (Eduardo Frazão/Exame)

Ano após ano as cidades enfrentam climas cada vez mais extremos e o novo exemplo disso está na chegada da atual frente fria histórica que derruba as temperaturas no Sul e Sudeste do país. Em São Paulo, a previsão para hoje é de que a temperatura mínima fique em torno de 4 ºC. Já o interior do estado pode registrar temperaturas próximas de zero na sexta-feira. Já no Sul, a neve deve ser realidade nos próximos dias.

Em meio a concordâncias e discordâncias sobre a preferência por um clima mais gelado, há uma verdade em comum: mais uma vez, grupos sociais mais vulneráveis, como os moradores de rua, devem ser os mais afetados com as novas geadas e temperaturas baixas.

Em São Paulo, uma força-tarefa da prefeitura e do governo do estado pretende acolher moradores de rua e evitar mortes causadas pelas baixas temperaturas. Para isso, serão montadas tendas em pontos estratégicos da capital para distribuição de sopas, cobertores, agasalhos e kits de higiene a moradores de rua. Para facilitar esse e outros projetos, diversas ONGs atuam na linha de frente no recebimento e doações de recursos, objetos, roupas e cobertores para pessoas em situação de rua. Conheça algumas delas:

Como doar agasalhos para moradores de rua neste inverno

Casa1

O que é: a Casa1, centro de acolhimento LGBT na cidade de São Paulo, doa todo o excedente de recursos e itens recebidos para a população LGBTG e outros grupos em situação de vulnerabilidade social, como moradores de rua e famílias no entorno da instituição. Além das roupas, a Casa1 também recebe móveis, objetos, cestas básicas e itens de higiene.

Como doar: as doações podem ser entregues no Galpão Casa 1, que fica na Rua Adoniran Barbosa, 151, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Devido à pandemia, os horários de abertura do Galpão sofreram alterações, e o horário de funcionamento pode ser consultado e agendamento da visita pode ser feito pelo e-mail contato@casaum.org. A ONG também recebe transferências pela chave Pix centrocasaum@gmail.com ou depósito, nos seguintes dados:

Banco Itaú
Ag: 0251 | Cc: 13.581-0
CNPJ: 29.150.382/0001-11
Centro de Acolhida e Cultura LGBT Casa 1

Projeto Atalho

O que é: organizado pelo Instituto Ninho Social,  organização do terceiro setor localizada na região da conhecida Cracolândia, em São Paulo, o Projeto Atalho é uma campanha de inverno que visa doar cobertores de tecido para a população de rua, criados a partir de resíduos têxteis doados à ONG. Os cobertores serão produzidos pela empresa Retalhar, e a distribuição será feita pelo Instituto.

Como doar: no site do projeto, é possível doar o valor referente a um ou mais cobertores. No site do instituto também é possível doar as quantias de 15, 40, 75 e 100 reais.

Campanha do Agasalho Cruz Vermelha

O que é: a campanha de inverno da Cruz Vermelha é uma das mais antigas e tradicionais do país. Em 2020, a Campanha do Agasalho, como é chamada, arrecadou 31 toneladas de roupas como calças, sapatos, camisetas e também cobertores, doados para mais de 30.000 pessoas de famílias em situação de vulnerabilidade e moradores de rua. Para a edição de 2021, a Cruz Vermelha de São Paulo também receberá kits de higiene, produtos de limpeza e alimentos.

Como doar: basta levar as roupas, os cobertores e outros objetos até um dos pontos de coleta espalhados pela cidade. Para consultar os pontos disponíveis, acesse o site. 

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

Acompanhe tudo sobre:DoaçõesFriosao-paulo

Mais de ESG

Entenda os principais acordos da COP29 em Baku

COP29: ONU esperava mais ambição. Leia reações de países ao acordo final

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões

COP29 aprova US$ 300 bi para financiamento climático após muito impasse