Apoio:
Parceiro institucional:
Favela dos Sonhos, em São Paulo: além da internet gratuita, comunidade terá salas de treinamento e capacitação (Gerando FalcÕes/Divulgação)
Editor ESG
Publicado em 5 de março de 2023 às 12h02.
Há diversas maneiras de reduzir a desigualdade. Programas de transferência de renda são eficientes, por exemplo, vide o Bolsa Família. Manter uma política fiscal responsável, que permita o controle da inflação, um grande algoz dos mais pobres, e dos juros, também. Mas nada disso funciona sem a criação de oportunidades.
É nesse ponto que o projeto Favela 3D trabalha. Criado pela ONG Gerando Falcões, do empreendedor social Edu Lira, ele busca transformar as favelas brasileiras por meio da infraestrutura e da educação, os dois principais pilares da oportunidade. Neste sábado, 4, mais um passo foi dado nessa direção, com a inauguração de um programa que levará internet gratuita à Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, na periferia de São Paulo.
A conexão será viabilizada por uma parceria entre a ONG, a fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawey, a operadora de fibra ótica VIP Telecom e a integradora de tecnologia FiberX. A tecnologia utilizada será a Wi-Fi 6, protocolo de transferência de dados sem fio que pode atingir velocidades de 9,6 Gb por segundo – a título de comparação, é quase 50% mais rápido do que um roteador sem fio tradicional, utilizado pela maioria das operadoras.
Cerca de 200 famílias serão beneficiadas. Quase 40% da população da Favela dos Sonhos é formada por jovens até 14 anos, que estão na flor da idade educacional. É nesse período que se forma capacidades básicas, de leitura, escrita, conhecimento etc., que serão fundamentais no mercado de trabalho.
Além da conexão, o projeto irá transformar os centros comunitários locais em salas de treinamento, onde os residentes poderão ter aulas simples, como de elaboração de currículos, até cursos técnicos e de empreendedorismo.
O projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) está em andamento em quatro territórios: na Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP), na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ) e em Vergel do Lago, em Maceió (AL). Os locais possuem características e populações diferentes, permitindo que a metodologia se adeque e se consolide em ambientes distintos, que seguem com trabalhos que serão realizados ao longo dos próximos dois anos.