Apoio:
Parceiro institucional:
(Klaus Vedfelt/Getty Images)
Jornalista
Publicado em 11 de junho de 2021 às 11h08.
Última atualização em 1 de julho de 2024 às 14h11.
Não há mais como negar: investir em diversidade é uma demanda urgente no mundo corporativo. Não apenas pela importância de diminuir a disparidade de oportunidades entre os grupos minoritários no mercado, mas também porque atrair e reter talentos de diferentes idades, gêneros, raças, religiões, orientações sexuais e classes sociais também torna as organizações mais competitivas.
Afinal, quanto mais diverso for um grupo de colaboradores, mais plurais serão as ideias e soluções criadas por ele dentro de uma empresa. Com o objetivo de fomentar o debate sobre o tema no Brasil e de contribuir com a construção de um mercado de trabalho cada vez mais inclusivo, a EXAME promove, no dia 16 de junho, o Melhores do ESG – Especial Diversidade.
O evento, totalmente gratuito, reunirá grandes nomes que já aplicam as boas práticas de inclusão e diversidade em seus negócios em debates virtuais. As transmissões serão feitas ao vivo pelo Youtube da EXAME.
Não fique de fora. Inscreva-se no Melhores do ESG – Especial Diversidade!
Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil; e Fernanda Romano, VP de Marketing Global e Inovação da Alpargatas, estão entre os speakers confirmados.
Além dos painéis, que abordarão temas como liderança feminina e empreendedorismo negro, a programação também inclui a Premiação do Guia EXAME de Diversidade. A publicação avalia e reconhece as melhores práticas de diversidade e inclusão das empresas nos mais diversos setores no Brasil e já está em sua terceira edição.
Veja também: EXAME celebra a diversidade em evento virtual e gratuito
Há 53 anos a EXAME é referência na cobertura de negócios no Brasil e há mais de duas décadas é pioneira no destaque a ações de sustentabilidade e diversidade. Foram 192 empresas inscritas na 3ª edição do Guia Exame de Diversidade. A escolha é técnica e acontece em duas etapas distintas. Primeiro, acontece a depuração dos dados para que seja possível chegar às empresas mais bem classificadas dentro de critérios pré-definidos.
Depois, a EXAME faz uma análise criteriosa que leva em conta o conhecimento do dia a dia, seu olhar para as melhores histórias e sua conexão com o que acontece no mundo – algo essencial para evitar que empresas reconhecidas por suas iniciativas voltadas à diversidade sejam prejudicadas.
Foi desta forma que chegamos aos vencedores em 2021.
Os 12 premiados foram apontados como referências em quatro frentes: étnico racial, LGBTQI+, mulheres e pessoas com deficiência.
Entenda melhor a metodologia que embasa o Guia EXAME Diversidade